Júlio Gadelha – Rios de Notícias
NOVO AIRÃO (AM) – Moradores de Novo Airão, no interior do Amazonas, organizam uma manifestação pacífica para cobrar do atual governador Roberto Cidade (União Brasil) a continuidade e a conclusão das obras de repavimentação da rodovia AM-352, principal via de acesso ao município e ligação com Manacapuru e Manaus.
O protesto está marcado para esta segunda-feira, 29/6, com concentração às 7h, no Parque Linear, localizado logo após o portal de entrada da cidade.
As obras de revitalização da rodovia, que possui 98,6 quilômetros de extensão, tiveram início em setembro de 2024, mas seguem incompletas.
O investimento previsto é de R$ 257 milhões. Apesar do avanço dos serviços em alguns trechos, cerca de 40 quilômetros da rodovia, nas proximidades de Novo Airão, ainda permanecem sem pavimentação definitiva. Segundo moradores, o trecho é marcado por buracos, lama e dificuldades de tráfego, principalmente durante o período chuvoso.
Cobranças por infraestrutura
Antes de deixar o Governo do Amazonas para disputar o Senado Federal, o ex-governador Wilson Lima (União Brasil) esteve no município para realizar vistorias técnicas e participar de entregas parciais da obra, que ainda não havia sido concluída.
Com a mudança no comando do Executivo estadual, moradores e internautas passaram a cobrar um posicionamento da nova gestão sobre a continuidade da repavimentação da AM-352, temendo que o cronograma seja interrompido.


Nas redes sociais, a mobilização ganhou força com a campanha “AM-352: Chega de Abandono!”, reunindo manifestações de moradores que relatam os transtornos enfrentados diariamente na rodovia.
“É uma vergonha essa estrada, colocando em risco a vida das pessoas que precisam se deslocar para Manaus”, escreveu um morador.
Outro internauta cobrou providências da nova gestão estadual: “Consegue olhar pelo povo de Novo Airão? O ex-governador tinha destinado recursos para concluir essa obra. Seria uma bênção ver essa estrada finalmente pronta.”
Os organizadores escolheram o Parque Linear como ponto de concentração do ato por ser um espaço recém-inaugurado e de grande visibilidade. A expectativa é chamar a atenção do Governo do Estado para a necessidade de conclusão da obra, considerada essencial para a mobilidade e o desenvolvimento do município.






