Redação Rios
MANAUS (AM) – No próximo dia 5 de setembro, Manaus se tornará o epicentro de uma mobilização especial em celebração ao Dia da Amazônia, integrando a Virada Cultural Amazônia de Pé.
Esta ação, ‘Dia da Amazônia no Nepal’, que se soma a diversas outras realizações em defesa da Amazônia realizadas em todo o Brasil, pretende fortalecer a conscientização e promover a formação das comunidades periféricas sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Leia também: Inscrições para o Festival de Teatro da Amazônia 2024 encerram nesta quarta-feira, 4/9
Fruto de uma colaboração entre o Perifa Amazônia e o Movimento Nepal Vive, o evento acontecerá a partir das 15 horas, na avenida Nepal, no bairro Cidade Nova, zona Norte. Segundo os organizadores, Diguetto e Patrícia Patrocinio, o Movimento Nepal Vive tem como missão disseminar o conhecimento e fomentar debates sobre as mudanças climáticas, enquanto o Perifa Amazônia se dedica a levar essa formação para as periferias da região.
“Esperamos que as periferias possam ser munidas de informação necessária para viabilizar a construção de soluções, politicas públicas e articulações nas periferias, pensando na adaptação climática, uma vez que sabemos que, nas periferias, estão as pessoas mais afetadas pelas mudanças climáticas”, afirmou Patrícia.
Com uma programação diversificada, a iniciativa contará com colagem de lambes, batalhas de rima, performances de slam poesia, além de uma oficina temática que discutirá os impactos das mudanças climáticas na Amazônia.
Entre os destaques do ato, está também a contação de histórias por Gabriel Cacique, estudante de História e MC de ascendência mura, que oferecerá uma perspectiva histórica e socioambiental da região amazônica.
Confira a programação na íntegra
- Abertura
- Oficina: O que acontece na Amazônia não fica na Amazônia
- Ação de lambes em Defesa da Amazônia
- Contação de História
- Batalha do PerifaAm
- Performance de Slammers
- Pocket Show Bruxos do Norte
- Encerramento
*Com informações da assessoria