Redação Rios
MANAUS (AM) – O Ministério da Saúde anunciou que, a partir da próxima semana, começará a enviar mensagens por WhatsApp, caixa postal e pelo aplicativo Gov.br para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida busca ampliar a comunicação direta com os cidadãos e incentivar a adesão a tratamentos contínuos.
A primeira etapa da ação será direcionada ao grupo de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas com hipertensão que, nos últimos 12 meses, realizaram apenas três retiradas de medicamentos no programa Farmácia Popular. De acordo com a pasta, cerca de 270 mil mensagens serão enviadas inicialmente, como teste para avaliar a efetividade da iniciativa.
“O objetivo da ação é alertar os cidadãos sobre a importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo”, informou o ministério, em nota oficial.
Segurança e privacidade
O Ministério da Saúde orienta que os usuários fiquem atentos à verificação oficial das mensagens enviadas. No WhatsApp, todas as comunicações do governo federal possuem o selo de verificação azul da Meta, exibido ao lado do nome do perfil.
“O selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma. Outras fontes oficiais incluem a caixa de entrada do aplicativo Gov.br e um banner informativo no site do Ministério da Saúde”, reforçou a pasta.
Ainda segundo o comunicado, todas as mensagens enviadas pelo Ministério da Saúde incluirão a opção para que o cidadão escolha continuar ou não recebendo comunicações futuras relacionadas à saúde.
Além do alerta sobre a hipertensão, a programação do Ministério inclui também o envio de lembretes sobre a retirada de medicamentos para diabetes, informações sobre vacinação e orientações para o agendamento de consultas médicas com especialistas.
*Com informações da Agência Brasil