Redação Rios
MANAUS (AM) – Unico proponente da Região Norte, o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), nesta segunda-feira, 18/9, foi selecionado na categoria Áreas Técnicas, para participar do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil 2023 (MICBR 2023), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), e que reúne empreendedores culturais em atividades de negócios, formativas e culturais. O evento ocorrerá de 8 a 12 de novembro de 2023, em Belém (PA).
Segundo João Fernandes, diretor do CCCI, participar de uma ação como essa, ajuda não apenas na promoção da cultura do Amazonas, mas também na fomentação do empreendedorismo. “Está cada vez mais claro que a economia criativa é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de qualquer cidade. E sermos selecionados, é a prova de que o trabalho desenvolvido pelo Casarão de Ideias vai ao encontro do fazer cultural e econômico”, comenta João.
O MICBR promove, ainda, rodadas de negócios, apresentações artísticas com fins comerciais (showcases), atividades de networking, conferências, palestras, painéis, mentorias e oficinas. Ao todo, foram selecionados 260 empreendedores culturais e criativos atuantes nos seguintes setores: artesanato, audiovisual & animação, circo, dança, design, editorial, hip-hop, jogos eletrônicos, moda, museus & patrimônio, música, teatro e um setor voltado às áreas técnicas afeitas à economia criativa.
Leia também: Adriana Birolli e Eduardo Pelizzari conhecem aldeia indígena após sucesso de público no Teatro Amazonas
Em junho deste ano, o CCCI participou da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica), também promovido pelo MinC. Na oportunidade, o evento, que ocorreu no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina, selecionou apenas 90 empreendedores culturais para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas.
Único projeto selecionado do Amazonas, na categoria hip hop, o Festival Mova-se é promovido há 14 anos pelo Casarão de Ideias. Ao todo, o MinC registrou 1.244 inscrições. Dos critérios gerais para pontuação e seleção, foram consideradas a conexão da proposta ao evento; diversidade, representatividade, inclusão e criatividade; maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado.
*Com informações da assessoria