Redação Rios
JURUÁ (AM) – Uma menina de cinco anos foi resgatada nesse sábado, 15/2, em Juruá, a 674 quilômetros de Manaus, pelas polícias Civil e Militar, com o apoio do Conselho Tutelar. A criança havia sido levada sem autorização pelo próprio pai, um homem de 25 anos, caracterizando o crime de subtração de incapaz.
O caso ocorreu na sexta-feira, 14, quando o homem retirou a filha da casa da avó materna, responsável pelos seus cuidados enquanto a mãe realiza tratamento médico em Manaus. Sem o conhecimento da família, ele levou a menina para Fonte Boa.
De acordo com o delegado Bruno Rafael Nunes, o pai vive em uma comunidade indígena no município e foi até Juruá, alegando que levaria a filha para comprar roupas, prometendo retorná-la em seguida. No entanto, partiu em uma canoa com a criança, levando apenas a roupa do corpo e sem documentos.
“Assim que recebemos a informação de que os familiares desconheciam o paradeiro da criança, iniciamos as diligências para localizá-la”, afirmou o delegado.
A equipe seguiu até a comunidade onde o homem residia e encontrou a criança em sua companhia. “Os dois foram trazidos de volta a Juruá, e a menina foi entregue à avó”, relatou Nunes.
O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por subtração de incapaz e responderá ao processo em liberdade.
*Com informações da Polícia Civil