Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O curso de Medicina da Fametro é reconhecido pela sua excelência, com nota máxima do MEC, além de uma infraestrutura moderna que integra o ensino teórico ao prático. Localizado na unidade 5, na avenida Constantino Nery, o centro universitário oferece uma metodologia que une a prática médica desde os primeiros semestres.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a coordenadora do curso, Dra. Mônica Hosannah, destaca o diferencial do curso. “Então, desde o primeiro período, o aluno já é inserido no sistema de saúde, nas UBS, onde aprende como funciona o nosso sistema de saúde, desde o básico. Além disso, a gente tem tecnologias, como a nossa plataforma 3D, que oferece a possibilidade de aprender o ciclo básico, que inclui anatomia e fisiologia, de forma bem interativa e tecnológica“, destaca.
Leia também: ‘Cidades inteligentes’: Inov@tech traz projetos em mobilidade, saúde e sustentabilidade
A coordenadora também ressalta a disciplina de empreendedorismo, inserida na matriz curricular para capacitar futuros médicos a gerirem seus próprios consultórios ou clínicas. “Vários médicos são profissionais liberais, e eles tendem a montar seus próprios consultórios, suas clínicas, e muitas vezes ele não têm a mínima noção do que fazer e como fazer“, pontua.
“Então, essa disciplina é voltada exatamente para isso, para te dar ferramentas a fim de que se entenda como gerir um empreendimento, e qual seria o empreendimento mais favorável, ou pelo menos que seja mais compatível com o jeito da pessoa, com a forma da pessoa.”
Mônica Hosannah, coordenadora de Medicina
Além disso, a Fametro é a única instituição na região Norte a oferecer a Olimpíada Médica (OMED), em parceria com o Hospital Albert Einstein, que possibilita aos estudantes concorrerem a estágios no hospital durante as férias. “Nós somos o único polo. A Fametro é o único polo na região Norte a participar da olimpíada”, acrescenta a coordenadora.
‘Medicina em Ação’
Os alunos também têm a oportunidade de participarem de projetos de extensão como o “Medicina em Ação”, que leva atendimento médico a comunidades em áreas carentes, e o “Dia de Responsabilidade Social”, que transforma os laboratórios da Fametro em consultórios para atender à população de Manaus.
“É um projeto de extensão da Fametro, no qual nós fazemos ações na comunidade Balbina, em Presidente Figueiredo. E a gente vai para essa comunidade, onde junto com alguns professores, médicos e nós alunos realizamos atendimentos de saúde“, disse Evelyn Bezerra, de 22 anos e aluna do 7º período de medicina.
“E isso acaba integrando muito no nosso conhecimento, uma vez que as aulas que a gente vê na teoria, na sala de aula, a gente complementa com a prática dentro dos campos de saúde. E isso também enriquece muito na nossa formação, pois a gente treina muito o que será posto em prática antes.”
Evelyn Bezerra, estudante de Medicina
Viagem ao Canadá
Para o estudante Matheus Dutra, do 6º período, a Medicina Fametro oferece uma formação completa, principalmente na iniciação científica fora do país, como no caso de sua participação em um congresso no Canadá.
“A minha experiência aqui na instituição tem sido muito valiosa. Eu acredito que a medicina é construída desde o momento que você inicia a faculdade até a sua saída para o mercado de trabalho, a sua busca por uma residência”, menciona.
“Estive no Canadá, em março. Eu tive o auxílio e suporte da Fametro. Além de mim, foi um grupo de pesquisadores de outra universidade. Então, foi muito interessante. Paralelamente a isso, a gente tem a oportunidade de fazer a iniciação científica, que é uma forma também muito boa para o aluno mergulhar, ter o primeiro contato com a ciência e progredir, fazer um bom currículo posteriormente.”
Matheus Dutra, estudante de Medicina
Na ocasião, Matheus representou a instituição no congresso Anatomy Connected, em Toronto, no Canadá. O evento, organizado pela Associação Americana de Anatomia e em sua 30ª edição, reuniu especialistas e acadêmicos da área entre os dias 22 e 25 de março deste ano.