Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Sincronia, cadência e a força das toadas inspiram os ritmistas que conduzem o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo. Para defender o Item 3 no Festival de Parintins, oBoi Caprichosotem a sua valente Marujada de Guerra e oBoi Garantidoconta com a sua aguerrida Batucada.
Essencial para as apresentações, os representantes do Item 3 são considerados responsáveis pela sustentação rítmica que usa o agrupamento de instrumentos de percussão na base da apresentação. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou Vitorhugo Moraes, mestre da Marujada e Marcelo Bilela, mestre da Batucada.
Leia mais: Rios na Ilha 2025: conheça os itens individuais de Caprichoso e Garantido
Victorhugo Moraes faz parte da Marujada de Guerra há mais de 20 anos e em 2011 assumiu a função de comandar os ritmistas do bumbá azul e branco em Manaus. Apesar de não ser parintinense, o manaura afirma estar inteiramente dedicado ao boi de Parintins, visando sempre entregar a melhor apresentação na arena.
“A nossa preparação está sendo muito árdua. Todo ano tem uma dificuldade maior, mas não é coisa que a gente não deixa a peteca cair, porque sempre, todo ano, a gente quer fazer o nosso melhor. E a marujada está firme e forte. A nação pode esperar que vai dar aquele 10 de novo”, comentou o mestre azulado.


O mestre da Batucada Marcelo Bilela ressalta que sua função é essencial na preparação do Item 3 para o Festival de Parintins, visto que os ensaios começam antes da gravação do álbum do ano e vai até as três noites de apresentação no Bumbódromo, o que exige uma sintonia forte com os batuqueiros.
“O nosso papel é de grande relevância dentro do processo do Boi Bumbá. A batucada, na verdade, ela tem uma pulsação muito forte, que emociona a galera. A batucada, eu sempre falo que é feita do povo Garantido, ela é do povão, e eu sou muito honrado de conduzir esse ritmo maravilhoso”, disse o mestre encarnado.
Rios na Ilha
A REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO segue a todo vapor com o projeto Rios na Ilha, que integra o Portal e Jornal Rios de Notícias e a Rádio Rios FM durante a terceira cobertura jornalística e cultural consecutiva do Festival Folclórico de Parintins, com oferecimento de Eneva e Fametro.
No portal e no jornal impresso a cobertura já acontece desde o início do ano, com as primeiras movimentações dos bois Caprichoso e Garantido. Na Rádio RIOS FM 95,7, o programa Rios na Ilha movimenta a cena bovina com entrevistas e toadas, sempre as quintas-feiras, a partir das 20h.






