Redação Rios
BRASIL – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou, na manhã desta terça-feira, 4/11, a segunda edição do site Nomes do Brasil, plataforma que mostra os nomes e sobrenomes mais comuns no país e em cada estado ao longo das décadas.
De acordo com o Censo Demográfico 2022, Maria segue sendo o nome feminino mais comum do país, com 12 milhões de registros. Já entre os homens, José permanece na liderança, com mais de 5 milhões de ocorrências.
Leia também: Quais são os sobrenomes mais comuns do Brasil?
Nomes femininos mais frequentes no Brasil
- Maria
- Ana
- Francisca
- Júlia
- Antonia
- Juliana
- Adriana
- Fernanda
- Márcia
- Patrícia
Nomes masculinos mais frequentes no Brasil
- José
- João
- Antônio
- Francisco
- Pedro
- Carlos
- Lucas
- Luiz
- Paulo
- Gabriel
A nova versão do site também revela que, em 2022, o país contabilizou cerca de 140 mil nomes diferentes, um aumento em relação a 2010, quando havia cerca de 130 mil. Além disso, o IBGE registrou mais de 200 mil sobrenomes utilizados pela população brasileira.
O site permite ao usuário explorar diversas curiosidades, como a popularidade dos nomes por década e localidade, o ranking geográfico, dados históricos e até um mapa-múndi comparativo com os nomes e sobrenomes mais populares em outros países.
Outra curiosidade destacada pela ferramenta é o impacto de personagens marcantes de novelas e da cultura popular na escolha dos nomes mais comuns em determinados períodos.
Na edição de 2010, os nomes Maria e José já lideravam o ranking, com 11,7 milhões de Marias e 5,7 milhões de Josés. Outros nomes recorrentes naquela época eram Ana, João, Antônio e Francisco, que continuam entre os preferidos dos brasileiros.
*Com informações da Agência Estado











