Redação Rios
AMAZONAS – A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal, Professora Maria do Carmo, esteve neste sábado, 29/11, no distrito de Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), onde se reuniu com produtores rurais para discutir melhorias no escoamento da produção de abacaxi, uma das principais atividades econômicas da região.
“Esses trabalhadores não recebem o apoio necessário para a produção dessa joia que é o abacaxi. No nosso projeto de governo, vamos ter um olhar voltado para a agricultura familiar e incentivar o agro no Amazonas, para que a produção se torne uma realidade sustentável. Temos capacidade para nos tornarmos autossuficientes na produção de alimentos e, quem sabe, até exportadores, porque um produto como esse teria aceitação no mundo inteiro”, afirmou Maria do Carmo.

Leia também: Manacapuru também quer mudança: Professora Maria do Carmo reúne jovens e lideranças políticas na capital das cirandas
Novo Remanso é conhecida por ter a maior produção de abacaxi do Amazonas, responsável por mais de 70% da colheita do Estado. A região cultiva a fruta há mais de 50 anos e é famosa pelo “abacaxi mais doce do planeta”, produzido por cerca de 1.300 famílias.
‘Precisamos de apoio para melhorar a produção’
Dhaikon dos Santos, produtor local que colhe de quatro a cinco mil abacaxis por ano, destacou a falta de infraestrutura e recursos para melhorar a produção.
“Temos muita necessidade de maquinário e a adubação também é muito cara para o pequeno agricultor. A presença da Professora Maria do Carmo aqui, ouvindo nossas demandas, é um primeiro passo para os investimentos que precisamos. Estamos aqui para apoiá-la”, disse ele.
Além de apoio para maquinário e insumos, os produtores destacam a urgência de outras melhorias, como a garantia de mercado, a implantação de agroindústrias na região para agregar valor ao produto, e a melhoria da infraestrutura de ramais e vicinais para o escoamento da produção.
“Sou empresário e conheço muitos agricultores que enfrentam dificuldades. A estrada de 46 quilômetros está em situação precária e muitos perderam a produção por causa disso. A Professora Maria do Carmo pode nos ajudar com seus projetos para o agronegócio”, afirmou Júlio César, empresário local, visivelmente entusiasmado com as ideias apresentadas pela pré-candidata.
Propostas para o setor agrícola
Maria do Carmo propôs soluções como o reforço na compra de abacaxis pelo Governo do Amazonas, a viabilização de linhas de crédito para os produtores, a articulação junto aos supermercados para a compra direta da fruta do produtor, e a melhoria da infraestrutura viária da região.
“O governo precisa incentivar o crédito para a compra de máquinas e melhorar as estradas para escoar a produção. Essa é uma realidade que todos enfrentam no Estado. Onde vamos, essa é a principal reclamação. E isso será uma prioridade no nosso governo”, garantiu a Professora Maria do Carmo.
Reconhecimento e valorização
Em 2020, o abacaxi de Novo Remanso recebeu o selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que garante a segurança para os produtores ao atestar a origem do fruto e evitar falsificações.
Também no mesmo ano, o Cultivo de Abacaxi de Novo Remanso foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas pelo Governo do Amazonas.
Outras agendas

Acompanhada do presidente estadual do PL e pré-candidato a deputado federal, Alfredo Nascimento, e do vereador Raiff Matos, Maria do Carmo teve um encontro com empresários de Novo Remanso e participou de um almoço com famílias de produtores locais.






