Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O dossiê que servirá de base para avaliação ao reconhecimento internacional do Teatro Amazonas e do Teatro da Paz (PA) à candidatura na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), foi entregue nesta terça-feira, 1/4, ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
A oficialização foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na agenda integrada de compatibilização de serviços para a candidatura, oficializada em janeiro deste ano. A reunião ocorreu no Palacete Provincial, no Centro, zona Sul de Manaus.
Leia também: Oportunidade: 567 vagas de emprego são divulgadas em todo o AM nesta quarta-feira, 2
A proposta será submetida à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial, formado por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. A candidatura poderá compor a pauta do comitê para o potencial reconhecimento do bem cultural caso sejam cumpridos os requisitos demandados.
A oficialização da candidatura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), é marcada pela entrega do dossiê com documentos elaborados por um grupo técnico formado pelo Iphan, pelas secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará, e das secretarias de cultura dos municípios de Belém e Manaus, além da própria comunidade.
Dossiê
O dossiê será analisado pela Unesco, a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade. A candidatura pelo reconhecimento da Unesco para estes dois expressivos patrimônios arquitetônicos, no coração da Amazônia urbana, tem um valor mais do que simbólico para o Brasil.
Se forem reconhecidos pela Unesco, os Teatros da Amazônia integrarão a lista de Patrimônio Mundial Cultural, que já conta com 15 bens culturais brasileiros chancelados e um cultural e natural.






