Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A manhã desta terça-feira, 25/6, a capital amazonense foi surpreendida por uma camada de fumaça que envolveu alguns pontos da cidade e chamou a atenção da população. Em vídeos compartilhados é possível notar a baixa visibilidade na região.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS consultou a meteorologista Andréa Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que explicou a motivação da fumaça como características de um anticiclone influenciado pelas queimadas que atingem o estado de Mato Grosso do Sul.
“Acabei de sair de uma reunião da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, onde foi decretada a calamidade pública, por causa dos focos de queimadas, e devido ao transporte de poluentes e o vento em altitude. Manaus está com a atuação de um anticiclone, o fenômeno acaba transportando para as outras áreas“, afirma.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet
Leia também: Defensoria Pública consegue suspensão da retirada de flutuantes no Tarumã
Mesmo com registros de fumaça nas primeiras horas do dia, a qualidade do ar era considerada boa na manhã desta terça-feira, conforme dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).
Incêndio atinge Sul do Amazonas
Apesar de Mato Grosso do Sul esta no radar da meteorologista como principal causador da fumaça nesta manhã, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está atuando no combate aos incêndios em 12 municípios no Sul do Amazonas e a região metropolitana de Manaus.
Neste ano, o Corpo de Bombeiros lançou as Operações Aceiro 2024 e Céu Limpo de forma antecipada, levando em consideração a severa estiagem prevista para esse ano que, provavelmente, impactará no aumento expressivo das ocorrências de incêndio e fumaça.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima nesta terça-feira é de 24°C, com céu parcialmente nublado e máxima prevista para alcançar os 30°C. Ainda durante a semana as condições apontam para tempo nublado e pancadas de chuva isoladas na capital.






