Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O município de Manacapuru, a 98 quilômetros de Manaus, lidera o ranking com a maior taxa de estupros no Amazonas. A cidade registrou 64,8% dos casos, o que a coloca entre as 50 cidades do país com o maior número de ocorrências em 2023.
Conforme os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nesta quinta-feira, 18/7, o município é o único do Estado a ocupar a 41ª posição no ranking que analisa microdados dos registros policiais e das Secretarias estaduais de Segurança Pública e Defesa Social.
Na região Norte, o município amazonense está entre as cidades de Porto Velho (RO), que ocupa o 2º lugar no ranking, Boa Vista (RR) na 3ª posição e Itaituba (PA) na 4ª posição. Essa é a primeira vez que as taxas foram analisadas por município com população igual ou superior a 100 mil habitantes.
Leia também: O que fazer em casos de violência sexual? advogado orienta procedimentos

Quem aparece em primeiro lugar, é a cidade de Sorriso, no Mato Grosso, com taxa de 113,9 casos por 100 mil habitantes. O anuário ainda revela que o Brasil registrou 83.988 vítimas de estupro ou estupro de vulnerável no ano passado, equivalente a um caso a cada seis minutos, sendo um recorde histórico.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca ainda que 61,7 dos estupros e estupro de vulnerável aconteceram na residência das vítimas, seguido de Vias Públicas (12,9), Estabelecimento comercial/financeiro (2,0) e ainda Hospitais (1,4).
O documento também destaca o perfil das vítimas, predominantemente meninas (88,2%), negras (52,2%), e com até 13 anos de idade (61,6%), frequentemente agredidas por familiares ou conhecidos próximos (84,7%).
Como denunciar
No Amazonas, os casos podem ser denunciados pelo Disque 181, um serviço disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, de forma gratuita e com garantia de sigilo e segurança.
Se você vive em Manacapuru, qualquer caso relacionado a estupro ou violência sexual, pode ser denunciado na Delegacia Especializada de Polícia (DEP) do município.
Em Manaus, além do Disque 181, as ocorrências podem ser registradas na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), situada na avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, s/n, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade.












