Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A amazonense Maitê Loren Santos da Silva, de 10 anos e apenas três de prática na modalidade esportiva, incorpora e compete sem se intimidar no São Raimundo Esporte Clube. A menina que já é comparada a atacante Marta, símbolo maior do futebol feminino do Brasil, admite: “esse esporte me faz feliz”.
Um show de fofurice, a pequena Maitê contou no programa Esporte Rios desta quarta-feira, 27/9, da Rádio Rios FM 95,7, que seu pai havia colocado o irmão dela para treinar, mas depois também resolveu colocá-la na modalidade esportiva. “Eu não sabia jogar muito bem. No meu primeiro treino eu não sabia nada“, conta.
Leia também: Amazonense é destaque contra grandes nomes do skate nacional
Porém, não demorou muito para ela se apaixonar pelo futebol e entender as regras do jogo que logo se tornou sua principal motivação no esporte. Maitê revela que a jogadora da seleção brasileira, Marta, é sua fonte de inspiração, que, inclusive, no bairro onde mora, no Novo Israel, situado na zona Leste de Manaus, colegas e amantes do futebol a chamam carinhosamente de “mini Marta”.
Sendo a primeira atleta a integrar um time masculino em uma competição oficial realizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), Maitê também contou do seu único gol que deu vitória ao São Raimundo sobre o Guerreirinhos. “Fiz dois gols na rodada passada, só um que foi impedido” disse a atleta.
Para o pai, o industriário Jackson Igor de Sousa, Maitê é motivo de orgulho e superação de obstáculos. “A paixão da Maitê pelo futebol veio desde muito pequena, quando sempre brincávamos no quintal de casa ” diz o pai orgulhoso.

Hoje, a pequena Maitê está em um clube de renome, o São Raimundo, e o seu comprometimento com o esporte tem gerado cada vez mais destaque e reconhecimento para a pequena esportista, o que também contribui, além de tudo, para a desconstrução de estereótipos de gênero e para a promoção da igualdade.