Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Em Manaus o evento começou na terça-feira, 29/10 e encerra neste domingo, 3/11.
Nestes 10 anos de realização na capital amazonense, o Virada Sustentável visa o engajamento da população para buscar melhorias nas temáticas socioambientais, além de incentivar a conscientização sobre a conservação ambiental e proteção do bioma amazônico.
Leia também: Chamada para projetos e parcerias da Virada Sustentável inicia em agosto
O bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte, está incluído nas seis horas de programação que inicia no domingo, 3/11, a partir das 14h até as 20h. Teatro, música, oficinas ambientais, entrega de mudas, coleta de resíduos sólidos, capoeira, além de espaço kids constam nas atividades do Virada.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com Rojefferson Moraes, de 38 anos, que coordena os projetos do Instituto Soul do Monte. Os membros do Instituto Soul participam do Conselho Criativo da Virada Sustentável Manaus há dez anos, quando ainda nem pensavam em formalizar uma organização que pudesse atuar no bairro com ações socioambientais.
“Um dos principais resultados é a provocação feita aos moradores das comunidades quanto a necessidade de trabalhar em rede, de forma colaborativa, e de se organizar para que possa haver um diálogo com o poder público para pensarem juntos em soluções sustentáveis para problemas que afetam diferentes comunidades localizadas na periferia”, ressaltou.
O vocalista da banda Cabeça de Boto, Jhassem Siqueira, que vai se apresentar na Virada Sustentável, no Monte das Oliveiras, também conversou com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS. No palco, a banda levará 45 minutos de muita música regional e vai lançar a canção Olha o Humano, em parceria com a multiartista Mona.
“Nosso repertório tem canções autorais com temas relacionados para o cuidado, respeito a vida e a valorização da cultura amazônica. Destacamos as canções: Eu Quero Viver (uma referencia ao legado de Chico Mendes), Mulher Madame (uma reflexão sobre a vida) e Beiradão (uma homenagem aos nossos irmãos ribeirinhos). Vamos homenagear também Raízes Caboclas, Plebe Rude, Titãs e Chico Science”, explicou o vocalista.
A Cabeça de Boto participa pela segunda vez da Virada Sustentável. No ano passado fizeram uma apresentação com a banda Esquilos Voadores. Este ano divide o palco com a Escangalho Cultural, com João Navegante.
“Nos sentimos muito honrados em participar deste evento que é cultural, mas também é pedagógico. Então fica nosso convite para a família manauara estar conosco na tarde de domingo no bairro Monte das Oliveiras, para prestigiar, além da Cabeça de Boto, uma programação recheada de atividades interativas e reflexões sobre como podemos cuidar melhor de nossa querida Manaus”, finalizou Jhassem Siqueira ao riosdenoticias.com.
Confira a programação deste domingo (soul do Monte)
14:00 – Abertura
14:15 – Apresentação: Casa Teatro Taua-Caá
15:00 – Espaço Kids / Espaço Águas de Manaus
15:00 – Oficina Horta Doméstica
15:00 – Oficina de Produção de fanzine
15:45 – Inscrição para gincana torta na cara
16:00 – Gincana: Torta na Cara.
16:30 – Apresentação Teatro de Fantoches
17:20 – Início da Coleta de Resíduos Sólidos
17:20 – Entrega de Mudas
17:20 – Palestra: Gamificação e educação ambiental e sustentabilidade
17:30 – Aulão Fit Dance
18:00 – Roda de Capoeira
18:30 – Apresentação Musical (Cabeça de Boto)
19:15 – Apresentação Musical (Escangalho Cultural)
20:00 – Encerramento