Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma mulher, de 42 anos, foi resgatada grávida na comunidade do Abelha, no Tarumã, zona Rural de Manaus, isolada em virtude da seca que atinge o Amazonas. Durante o resgate, ela acabou dando à luz a uma menina, que nasceu no helicóptero usado na busca.
De acordo com a médica Larissa Câmara, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher já estava em trabalho de parto quando a equipe chegou no local, mas tudo ocorreu bem.
Leia também: Novembro Azul: especialista esclarece sobre o câncer de próstata e ressalta a importância da data
“Quando chegamos ao local, a paciente já estava em trabalho de parto avançado. Decidimos, então, realizá-lo ali mesmo, dentro da aeronave. Tudo correu bem, sem nenhuma complicação. O bebê nasceu saudável, chorando, ativo e já mamando pouco depois. É uma menina. A mãe está bem”, destacou.
O tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), João Coelho, que atua no Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), ressaltou que as equipes têm sido solicitadas para a realização de resgates às populações isoladas, pela dificuldade que têm em sair de suas comunidades.
“Com essa seca extrema, temos sido muito demandados no socorro das populações que estão isoladas e com difícil acesso a alguns recursos. Felizmente, o Águia 01 tem se engajado na atividade e sempre executado com excelência”, disse.
A mãe e a criança foram acolhidas e pela equipe do Samu após chegarem à sede do Dioa, e encaminhadas ao Instituto da Mulher Dona Lindu, na avenida Mário Ypiranga, nº1580, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, onde recebem assistência médica.