Redação Rios
BRASÍLIA (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Estado brasileiro “falhou miseravelmente” ao longo dos últimos anos quando o assunto é a alfabetização. A declaração foi dada nesta segunda-feira, 12/6, durante o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Lula lembrou que, em 2021, mais da metade das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental sem conseguir ler e escrever. “Mais de 1 milhão de crianças foram largadas à própria sorte no processo de alfabetização”.

“O atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos. Falhou porque achou que repassar recursos para as escolas de ensino fundamental era gasto e iria comprometer o tal do equilíbrio fiscal. Falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade”, disse o presidente.
Lula culpou ainda o governo anterior pelo fechamento das salas de aula durante a pandemia e que preferiu o “negacionismo e o discurso de ódio”.
“Mesmo tendo uma rede de educação pública em todo o território nacional, aprimorada ao longo de décadas de experiência e de cooperação entre a União, estados e municípios, o Brasil sofreu vergonhosos retrocessos”, acrescentou.
*Com informações da Agência Brasil






