Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Na audiência de instrução ocorrida nesta sexta-feira, 1º/3, o influenciador João Lucas da Silva Alves, mais conhecido como Lucas Picolé, teve seu pedido de liberdade provisória negado pela juíza de direito Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins.
A decisão foi tomada com base no parecer favorável do promotor de justiça, devido ao risco de reiteração delitiva, uma vez que o réu já havia descumprido medidas cautelares anteriores.
Além de Lucas Picolé, Izabelly Aurora Simplício Souza, Enzo Felipe da Silva Oliveira (Mano Queixo), Paulo Victor Monteiro Bastos, Flávia Ketlen Matos da Silva, Aynara Ramilly Oliveira da Silva, Isabel Cristina Lopes Simplício e Marcos Vinícius Alves Maquiné também passaram pela audiência.
Eles respondem por crimes diversos, como organização criminosa, estelionato e lavagem de capitais. A audiência, realizada de forma híbrida, foi marcada por depoimentos de vítimas e testemunhas.
Na audiência realizada nesta sexta, foram ouvidas duas vítimas e uma testemunha de acusação. Uma vítima não compareceu, embora tenha sido intimada, e por conta disso, a continuidade da audiência foi agendada para o dia 5 de abril.
Desta forma, a vítima assim como duas testemunhas da defesa que estavam presentes na quinta-feira, 29/2, e não puderam ser ouvidas porque tem uma vítima ainda para ser ouvida. Na data agendada os réus também serão interrogados.
Relembre o caso
O influenciador Lucas Picolé foi preso em 29 de junho de 2023, após a PC-AM tomar conhecimento de um grupo de influenciadores que utilizava as redes sociais para aplicar golpes.
Com ele, também foi preso Enzo Felipe da Silva, conhecido como ‘Mano Queixo’. Além dos dois, a influenciadora Isabelly Aurora também foi alvo da operação. Durante a ação policial, carros de luxo que estavam em posse dos influenciadores foram aprendidos pela polícia.
O esquema consistia em realizar sorteios clandestinos de prêmios, com o dinheiro arrecadado sendo usado para a compra de carros de luxo. Os veículos e motocicletas eram anunciados pelos influenciadores em suas redes sociais, por meio de rifas.
Os ganhadores dessas rifas eram geralmente conhecidos dos influenciadores, e os carros, no fim, acabavam voltando para eles.