Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) – Coordenadoria Amazonas – celebra a produção literária feminina com o lançamento da antologia “Uma Carta para Você” (Volume II). O evento cultural acontece neste sábado (25/10), a partir das 19h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus.
O principal objetivo da iniciativa é valorizar e fortalecer a literatura escrita por mulheres no Amazonas, reforçando o papel feminino no jornalismo e na produção literária local.
A obra é um projeto de resgate do gênero textual “carta”, reunindo 100 textos escritos nesse formato – uma forma de comunicação quase esquecida ao longo do tempo, mas ainda carregada de afeto, memória e emoção.
A proposta surgiu em 2019, idealizada pela então presidente e coordenadora da AJEB-AM, Kátia Colares, uma das organizadoras do projeto.
“Após a leitura da minha Bíblia, tive a ideia de resgatar a comunicação por meio de cartas, que estava quase em desuso — e deu certo. A primeira antologia foi editada em 2019, mas, por causa da pandemia, foi lançada apenas em 2020. Posso garantir que esta nova edição está linda desde a capa. As cartas estão maravilhosas”, destacou Kátia Colares ao Rios de Notícias.
O Volume II é organizado por Kátia Colares, juntamente com as escritoras e jornalistas Núbia Litaiff Moriz Schwamborn, Raimunda Gil Shaeken e Tania Maria da Costa Luz.

Edição ampliada e repleta de emoção
Esta segunda edição é mais abrangente: reúne 100 cartas escritas por associadas da AJEB-AM, integrantes de coordenadorias de outros estados e escritores convidados. O Volume I, lançado em 2020, contou com 44 textos.
A 1ª vice-presidente da AJEB-AM, jornalista Arthemisa Gadelha, adiantou que o lançamento promete ser um momento de grande emoção, especialmente pela participação de nomes queridos do público amazonense.
“Vai ser um momento muito especial. Inclusive, o senador Arthur Virgílio é um dos coautores, ele escreveu uma carta linda para o filho dele, Arthur Bisneto [falecido aos 44 anos, em 28 de maio de 2024]. O livro também conta com a participação da coautora Elisabeth Valeiko. Será um momento emocionante para todos”, destacou Arthemisa ao Rios de Notícias.

O projeto tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
A organizadora Tania Maria da Costa Luz agradeceu o empenho de todos os envolvidos na produção da obra coletiva:
“Gostaria de parabenizar as demais confreiras organizadoras pelo empenho, dedicação e pelo belíssimo resultado final; à nossa presidente da AJEB, Sílvia Grijó, pela imensurável ajuda e apoio incondicional; aos coautores, que confiaram em nosso trabalho e compartilharam seus escritos tão tocantes e particulares; e, claro, a todos que adquiriram o nosso livro”, afirmou a escritora.











