Gabriel Lopes – Rios de Notícias
NOVO ARIPUANÃ (AM) – A Lenda do Apurinã foi a grande campeã do Festival Folclórico de Lendas 2024 (FestLendas). O evento aconteceu na região do Rio Madeira, entre os dias 29 a 31 de agosto, consagrou o pentacampeonato da agremiação que levou para a arena o tema “Elegia: Um lamento amazônico”.
Realizado há 27 anos no município de Novo Aripuanã, a 228 quilômetros de Manaus, o FestLendas conta com quatro agremiações, são elas: Lenda do Tucumã (2°), Lenda do Jurupari (3°), Lenda do Apurinã (1°) e Lenda Anaupira (4°).
Leia mais: FestLendas: conheça o festival que celebra a cultura da Amazônia em lendas regionais
Em todos os anos, o Festival de Lendas movimenta, aproximadamente, 30 mil pessoas, entre brincantes, moradores e turistas em uma grande tradição e valorização da cultura amazônica na chamada arena do Lendódromo.
Em entrevista recente ao programa “Amazone-se”, da Rádio RIOS FM 95,7, Raimundo Mundinho, roteirista e compositor da Lenda do Apurinã, explicou o surgimento do festival que é realizado há quase três décadas.
“O município sempre foi muito cultural. Haviam aqui as quadrilhas, cirandas e outras danças, então foi pensado em unificar todo esse conjunto nas lendas. É um festival diferenciado tanto musicalmente quanto na dança. Aqui temos as músicas próprias, compositores da terra, e a nossa dança tem uma pegada mais ritmada, um pouco mais acelerada, que a gente denomina de ‘lendada’”, comentou o compositor.
As histórias são sempre ao som de composições e ritmos locais. Atualmente, 17 itens concorrem no festival, entre coletivos e individuais, além de outras performances a serem julgados pela visão cênica da lenda.
Entre os itens individuais, está a Guardiã da Lenda, Índia Guerreira, que representa a moça mais bela da aldeia; Guerreiro Símbolo, Xamã, que é o curandeiro; e Uirapuru da Amazônia, o cantor oficial das “lendadas”.