Lauris Rocha – Rios de Notícias
MUNDO – Jack Greener, aluno de jiu-jitsu de 30 anos, que ficou tetraplégico após receber um golpe durante um treino com seu instrutor na academia Del Mar Jiu-Jitsu, em San Diego, Califórnia, em 2018, ganhou na Justiça americana o direito de receber uma indenização de US$ 56 milhões de dólares, equivalente a aproximadamente R$ 315 milhões na cotação atual.
Na época, Jack era iniciante (faixa branca) e treinava com seu professor, Francisco Iturralde, faixa preta de 33 anos, quando sofreu uma grave lesão na coluna cervical. O golpe esmagou suas vértebras cervicais, deixando-o tetraplégico.
Leia também: Justiça decreta prisão temporária do treinador de jiu-jitsu suspeito de abuso sexual em Manaus
A Suprema Corte da Califórnia negou, nesta semana, a apelação feita pela academia, mantendo a sentença que determina o pagamento do valor milionário. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do incidente, em que o instrutor gira Jack para frente e aplica um movimento que torce seu pescoço.
Antes do acidente, Jack estava prestes a se formar na faculdade — faltavam apenas duas semanas. Atualmente, ele atua como palestrante motivacional, voltado para pessoas que passaram por lesões semelhantes à dele.
O julgamento contou com a participação de Rener Gracie, neto de Hélio Gracie, ícone do jiu-jitsu. Atuando como testemunha técnica, ele destacou em seu depoimento os riscos extremos do golpe aplicado pelo instrutor.
Beginner Paralyzed After Jiu-Jitsu Move—$56M Verdict Upheld 🥋
— Intrigue Archive (@IntrigueArchive) June 6, 2025
San Diego, 2018: 30-year-old Jack Greener was left paralyzed from the neck down after a jiu-jitsu sparring session with black-belt instructor Francisco Iturralde, known as "Sinistro."
🎥Video shows Greener on all… pic.twitter.com/V8fyZXGfFp