Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesta terça-feira, 13/8, a Polícia Civil do Amazonas informou que a morte de Aline Rafaete dos Santos, durante a festa de aniversário dela, no bairro Planalto, na zona Centro-Oeste de Manaus, em fevereiro deste ano, ocorreu devido a uma dívida com traficantes.
Ivanildo de Oliveira Rodrigues e Rickson Silva de Oliveira foram presos. Já Jonatan, conhecido como “John-John” que estava foragido foi localizado em um município do Alto Rio Negro, de acordo com o delegado geral, Bruno Fraga, que falou desta novidade do caso durante coletiva, realizada nesta terça, na Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.
“Tivemos um homicídio brutal aqui na cidade de Manaus. Uma jovem, de 22 anos, foi alvejada com mais de dez disparos de arma de fogo durante o seu aniversário. Três pessoas são envolvidas nesse homicídio. A Delegacia de Homicídios conseguiu fazer a investigação e os três estão presos. Havia um foragido, mas foi preso na cidade de São Gabriel da Cachoeira”, destacou o delegado geral.
Leia também: Dupla é presa suspeita de matar mulher no dia do aniversário
De acordo com o delegado Bruno Fraga, os três autores do crime estão recolhidos e vão ser responsabilizados pelo crime. A motivação seria uma dívida que a vítima teria com alguns traficantes. “Todos já tinham passagem por outros crimes violentos, roubos e envolvimento com o tráfico de drogas”, explicou.
O delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), também deu detalhes desta operação que resultou na prisão do trio de alta periculosidade. “Três invadiram a festa, um rendeu o segurança ficou ali na parte de fora vendo a movimentação e os outros dois entraram na festa e reconheceram a Aline e lá a executaram. A vítima ainda ficou hospitalizada por três meses vindo a falecer no início do mês de maio”, detalhou Cunha.
De posse das câmeras de segurança próximas ao local do crime, os investigadores da DEHS observaram as ações do trio, identificaram cada e o delegado Ricardo Cunha solicitou a prisão de Ivanildo de Oliveira Rodrigues, Rickson Silva de Oliveira e Jonatan (John-John), mas que levou meses até serem detidos.
“Ontem, 12, a equipe da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) entra em contato com a gente informando o paradeiro de um dos envolvidos que era alvo de investigações deles por roubo de moto. Então a gente monta essa operação em conjunto e realiza a prisão do Ivanildo, no dia de hoje, 13, o Rickson. Todos já passaram por interrogatório e confessaram o crime”, destacou o titular da DEHS .
Segundo o delegado Ricardo Cunha, Ivanildo e Rickson deu riqueza de detalhes do crime e coloca toda culpa em Jonatan. “Eles dizem que Jonatan os contratou. O Rickson tinha uma dívida de R$ 4 mil reais com Jonatan e disse: ‘olha, você vai participar dessa missão e sua dívida vai estar quitada e o Ivanildo receberia a quantia de R$ 500 pela participação no crime'”, explicou.
De acordo com o delegado da DEHS, o crime ocorreu por dívida da vítima com traficantes, porém a dupla não soube especificar o valor da divida de Aline Rafaete dos Santos, de 22 anos, executada com mais de dez tiros durante sua festa de aniversário.