Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma jaguatirica foi flagrada na manhã desta quarta-feira, 21/1, dentro de um flutuante no município de Carauari, a 787 km de Manaus.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o felino sobre uma das colunas e no forro da construção, sem apresentar comportamento agressivo.
Até o momento, não há informações sobre como o animal chegou ao local nem se já foi resgatado. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS tentou contato com o Ibama para confirmar se há alguma ocorrência em andamento.
Leia também: Família denuncia negligência no Hospital de Borba após paciente morrer sem ser transferido para Manaus
Segundo Laerzio Chiesorin Neto, médico-veterinário e professor do Centro Universitário Fametro, a jaguatirica é a terceira maior espécie de felino das Américas. Ele explica que o animal é capaz de viver tanto em áreas de floresta quanto em regiões urbanizadas.
“É um animal de extrema plasticidade ambiental, ou seja, consegue se adaptar a diferentes condições, por isso pode ser encontrado inclusive em áreas urbanizadas ou de desmatamento”, explica o especialista.
O veterinário orienta que a população mantenha distância ao se deparar com o animal. “Apesar de não atacar normalmente, quando se sente ameaçada, a jaguatirica pode se defender, oferecendo risco de ferimentos aos seres humanos. O ideal é acionar os órgãos ambientais competentes para que seja feito o resgate”, alerta.












