Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O recordista sul-americano em salto triplo, Jadel Gregório, está no Amazonas para descobrir e revelar novos talentos dos quais podem ser transformados a partir do esporte. O esportista explica que o objetivo do projeto social ‘DNA do Brasil’ é desenvolver estudantes do país. “Levar para a criança a oportunidade de ser uma pessoa melhor”.
Jadel Gregório tem visitado diversos municípios do interior do Estado para acompanhar o processo e os frutos da iniciativa. Em entrevista exclusiva à rádio RIOS FM 95,7, o ex-atleta olímpico defendeu o acesso a oportunidades a partir do esporte como forma de transformar vidas. “A oportunidade de pelo menos eu tentei”.
“Aqui (no Amazonas) tem vários talentos, mas quem chegou lá para ver ele? Quem chegou para dar a mão e dizer ‘é esse o caminho’?”
Jadel Gregório, ex-atleta
Para Jadel, o esporte e a educação “caminham juntos”. Nesse sentido, levar o projeto para dentro das escolas, juntamente com a oportunidade e capacitação, seria um motor de transformação de realidades.
“A intenção é a melhor de todas. O esporte mudou a minha vida, e hoje temos a missão e comprometimento de mudar a vida de outros jovens”, salientou.
História com atletismo

A aproximação de Jadel Gregório com o esporte iniciou na infância. À rádio RIOS FM 95,7, o ex-atleta lembrou que foi durante um episódio de conflito com outra criança na escola que um professor observou seu potencial.
“É importante falar isso porque minha mãe quando ia para escola atrás de mim ela falava ‘poxa, meu filho está dando trabalho’. Ainda bem que um professor disse: esse menino tem talento!”
Jadel Gregório, ex-atleta
A partir desse dia, ele passou a correr em competições para conseguir alimentos para a família. Com o passar do tempo, ao se destacar no esporte, começou a competir em outros países como Argentina e Chile. “O esporte mudou a minha vida com oportunidades”.
“Aprendi outras línguas, conheci pessoas, viajei para o mundo todo, assinei o contrato com os melhores, muita coisa boa aconteceu para mim”, destacou.
Em 20 de maio de 2007, Jadel entrou na história do atletismo ao bater o recorde sul-americano ao ar livre, em Belém do Pará. Ele obteve 17,90 metros. “Foi uma energia surreal, um show de emoção”.
Projeto social

O projeto DNA do Brasil é promovido pelo Instituto para Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (Idecace). Ao todo, são seis estados de atuação, com 250 mil crianças.
O presidente da iniciativa, Wilson Cardoso, afirmou, ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, que a ação trabalha com 27 mil crianças, em 30 escolas espalhadas por 14 municípios do Amazonas. Em Manaus, o projeto foi implementado em 2022.
“A gente tem um objetivo muito claro: desenvolver o talento da criança. A gente parte do princípio que toda criança tem um talento. Com isso, queremos ter atletas como Jadel Gregório, que é nosso padrinho, e queremos formar um cidadão mais capacitado”, explicou.
O trabalho realizado pelo instituto começa pela detecção do talento da criança, o qual passa também por avaliações psicológicas, de saúde e vocacional. “É um trabalho em conjunto com a escola, onde a gente faz o trabalho do desenvolvimento da criança dentro da escola”, ressaltou.
Confira a entrevista ao portal RIOS DE NOTÍCIAS