Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A produção da indústria no Amazonas obteve um aumento de 2,4% em janeiro em comparação com o mês de dezembro de 2022. O dado foi divulgado, nesta quinta-feira, 6/4, pela Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O cenário positivo da produção no Estado diverge de outras regiões do país. Conforme a pesquisa, houve recuo da indústria em oito estados. São eles: Rio Grande do Sul (-3,4%), São Paulo (-3,1%) e Mato Grosso (-2,0%), Rio de Janeiro (-1,0%), Santa Catarina (-1,0%), Pará (-0,4%), Paraná (-0,3%) e Bahia (-,02%).
Na comparações entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, o setor industrial no Amazonas registrou um avanço de 13%, o maior índice entre os estados pesquisados. O acumulados dos últimos meses também foi positivo: 5,1%.
Já a média nacional, do acumulados dos últimos 12 meses, obteve um recuo de 0,2%. De dezembro de 2022 a janeiro de 2023 a taxa nacional da produção industrial foi também negativa, de 0,3%. Esse percentual negativo nacional foi propiciado principalmente pelo resultado da indústria paulista.
Conforme a pesquisa, o crescimento da indústria no Amazonas se deu em razão das atividades de equipamentos de transporte, bebidas, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.
“A expansão no Amazonas foi impulsionada, principalmente, pelas atividades de outros equipamentos de transporte (motocicletas e suas peças e acessórios), bebidas (preparações em xarope para fins industriais para elaboração de bebidas), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (televisores, receptor-decodificador de sinais de vídeo e rádios para veículos automotores) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (gasolina automotiva, naftas e querosenes de aviação)”, destaca o estudo.
* Com informações do IBGE