Redação Rios
MANAUS (AM) – A premiação do Oscar 2025 é um dos eventos mais esperados do ano, principalmente porque o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, está concorrendo nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A cerimônia será realizada neste domingo, 2/3, às 20h (horário local).
Para esta celebração, indígenas de Manaus realizarão um ritual nesta sexta-feira, 28/2, para emanar boas energias e ajudar para que o filme de Walter Salles seja o primeiro a receber um Oscar, além de torcer para que a protagonista do filme, Fernanda Torres, ganhe o prêmio na categoria Melhor Atriz.
Leia também: ‘O Último Azul’: Por que o vencedor do Urso de Prata fortalece o cinema amazonense?

O ritual e a exibição do filme estão sendo organizados pela produtora indígena Thaís Kokama, na primeira sala de cinema em território indígena do Brasil, o “Cine Aldeia”, inaugurada em janeiro deste ano, na Aldeia Inhaã-bé, no rio Tarumã-Açú, região metropolitana de Manaus.
“O filme serve como um grande testemunho ‘vivo’ na pele de uma família que lutou por justiça e dignidade durante a ditadura militar e que reflete essa resistência e liberdade de expressão através de Eunice Paiva, que dedicou seus últimos anos de vida à luta pelos povos originários. Esse é um fator importante para que todos nós, pessoas indígenas, estejamos torcendo pelo filme e pelo cinema brasileiro. O Oscar já é nosso”, destacou Thaís.

Na próxima sexta-feira, haverá exibições de filmes produzidos na região, com programação das 16h às 18h. Em seguida, ocorrerá o “Ritual da Vitória”, realizado pela pajé A-yá Kukamíria, com defumação, danças e cantos em celebração às boas vibrações para o filme que concorre ao Oscar. Após o ritual, a sala de cinema continuará com a programação de exibições de filmes locais.
No domingo, a programação de exibição do Oscar, pelos indígenas, começará às 17h, com a exibição do clássico brasileiro “Central do Brasil”, que concorreu ao Oscar em 1999. A partir das 19h, será exibida a cobertura ao vivo de todo evento do Oscar 2025.
Programação
Sexta-feira, 28/2
16h – Início das sessões de filmes por produtores regionais;
18h – Ritual Indígena para a vitória (celebração para o filme vencer o Oscar);
19h30 – Retorno das sessões.
Domingo, 2/3
17h às 19h – Filme “Central do Brasil”;
19h às 20h – Tapete vermelho do Oscar (ao vivo).
20h – Início da transmissão do Oscar 2025 (horário de Manaus).
*Com informações da assessoria






