Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nesse sábado, 6/4, os moradores de Barcelos, a 401 quilômetros de Manaus, assistiram a apresentação do Grupo Ywirayra que significa ‘Filhos da Terra’, na praça do município durante o evento Kinhãpira com Arte.
O evento reuniu artistas, poetas, produtores culturais, moradores e convidados. Os organizadores Fidelis Baniwa que é ator e Rose Baré que faz parte também do grupo musical Ywirayra passaram meses se dedicando aos preparativos e ensaios.
Leia mais: ‘KINHÃPIRA em Arte’: um mergulho pelos caminhos dos rios da consciência
Os indígenas da etnia Baré e Baniaw, moradores e o produtor cultural Joe Maia – que viajou de barco da capital amazonense até Barcelos -confeccionaram os próprios figurinos da peça teatral: O Casamento da Filha de Mapinguari.


A peça do diretor Nonato Tavares mostrou os seres lendários e mitológicos que povoam o imaginário dos ribeirinhos e indígenas do médio Rio Negro.
“Somos Filhos da Terra e esse é um momento muito especial de sentir o fluir da arte amazônica. Aqui é só alegria, a gente vai ensaiando e rindo com a gente mesmo, teve toda uma preparação. O lugar que pode brotar nossa arte autêntica, a arte dos povos originários é no coração da Floresta Amazônica. Apoie os artistas, o Norte existe”, ponderou Joe Maia em entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS.
Os artistas Douglast e Domingos Trindade entre outros, prestaram uma homenagem singular aos povos originários do Brasil. Em suas redes sociais, o idealizador do Kinhãpira com Arte, Fidelis Baniwa disse que o mês de abril é pequeno para tanta diversidade cultural, na área da música, teatro e a culinária indígena, mas a cidade de Barcelos tem espaço para tanta criatividade.
Barcelos
O município de Barcelos é o destino perfeito para o “Turismo de Pesca“, atraindo pescadores do mundo todo. Um contraste entre a beleza das águas do Rio Negro, com praias de areias brancas e a preservada Floresta Amazônica.
Em Barcelos encontra-se o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas, é nesta cidade que fica a “Cachoeira do El Dorado“, famosa por possuir a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400 metros de altura.
Nela também está localizado o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil, além de povos originários e sua rica cultura ancestral.






