Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Apesar de haver legislação que limita o horário de circulação de veículos pesados em Manaus, motoristas de caminhões e carretas seguem desrespeitando a norma, gerando transtornos ao trânsito da cidade.
Nesta quarta-feira, 13/11, dois incidentes envolvendo carretas impactaram o tráfego, com ocorrências registradas nas zonas Leste e Sul da capital.
Na rotatória do Coroado, onde apenas veículos leves têm permissão para retorno, uma carreta fez a curva, subiu no meio-fio e bloqueou parcialmente a via.
O veículo, um caminhão Volvo vermelho, ficou preso, intensificando ainda mais o tráfego na área, que já costuma ter fluxo elevado. O motorista tentou manobrar para liberar a pista, enquanto um agente de trânsito foi acionado para auxiliar na retirada do caminhão.
Em outro incidente, próximo à bola da Suframa, uma carreta pegou fogo na área que dá acesso ao Porto Chibatão, próximo ao Polo Industrial de Manaus (PIM) e à Base Aérea de Manaus.
A intensa fumaça emitida pelo veículo em chamas reduziu a visibilidade na via e obrigou os condutores a pararem até que a situação fosse controlada.
Imagens dos incidentes rapidamente se espalharam nas redes sociais, compartilhadas por testemunhas que registraram o impacto no trânsito. O portal RIOS DE NOTÍCIAS solicitou posicionamento do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sobre o descumprimento das normas de circulação.
Por meio de nota o IMMU informou que “Na ocorrência próximo ao Chibatão, o veículo não estava mais no local quando o agente chegou para atender o chamado. Quanto a ocorrência na alça de retorno da Rodrigo Otávio com a rotatória do Coroado, de acordo com os agentes que atenderam a demanda, o condutor não era de Manaus e seguia o GPS quando ficou engatado no retorno. A via já está liberada”, informou.