Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, se pronunciou sobre a situação dos trabalhadores e o incêndio ocorrido na terça-feira, 5/8, no Distrito Industrial II, que atingiu as empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia. As declarações foram feitas durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 7/8.
De acordo com Bosco Saraiva, o incêndio afetou uma linha de produção da Effa Motors e um depósito de polímeros da Valfilm. O superintendente confirmou que, apesar do ocorrido, os 126 trabalhadores da Effa Motors continuam com seus empregos garantidos. “Os colaboradores da empresa seguem com seus contratos assegurados”, destacou.
Leia também: O que vai acontecer com trabalhadores de fábrica atingida por incêndio em Manaus? Sindicato se posiciona
Saraiva também informou que a Effa Motors está tomando as medidas necessárias para retomar a produção em breve. Ele ressaltou que os estoques de peças e componentes da empresa foram preservados. “Eles aguardam o laudo do Corpo de Bombeiros para iniciar a remontagem da linha de produção”, explicou.
Direitos assegurados aos trabalhadores
Durante o período em que a produção estiver paralisada, parte dos trabalhadores estará envolvida na remontagem da linha de produção. Os demais funcionários, que não puderem atuar nesse processo, terão seus direitos garantidos por meio de um seguro oferecido pelo Ministério do Trabalho.
“Na próxima segunda-feira, 11/8, será realizada uma mesa de negociação com a Effa Motors, o Ministério do Trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos, para alinhar todos os detalhes”, comentou o superintendente.
Bosco Saraiva também anunciou que, na terça-feira, 12/8, às 8h, os 126 trabalhadores da Effa Motors participarão de uma reunião no auditório da Suframa, junto com representantes da empresa, do Ministério do Trabalho e do Sindicato dos Trabalhadores. “A reconstrução da empresa está sob controle e cada trabalhador receberá uma cesta básica no valor de mil reais”, garantiu.
Apoio à reconstrução da empresa
Saraiva destacou que o Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), órgãos do Governo Federal, estão apoiando a reconstrução da Effa Motors.
“Na segunda-feira, a diretoria da empresa se reunirá para avançar nas ações. Na terça-feira, teremos uma nova agenda para continuar com os avanços”, acrescentou.
Mulher ferida no incêndio
O superintendente também se referiu ao caso de Letícia Gomes do Nascimento, funcionária da Valfilm, que ficou ferida no incêndio. Letícia, de 26 anos que está grávida de dois meses, estava no setor responsável pelo armazenamento de polímeros e foi socorrida por colegas antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Ela foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde recebeu cuidados médicos.
“O Sindicato dos Metalúrgicos está acompanhando o caso de Letícia, e o Serviço Social do Sindicato também está prestando assistência”, afirmou Saraiva.
O incêndio
O incêndio, que teve início por volta do meio-dia de terça-feira, 5/8, destruiu galpões e veículos nas duas fábricas. De acordo com relatos de trabalhadores, o fogo começou após faíscas de solda atingirem um produto químico inflamável em uma linha de produção, onde estavam armazenados cerca de 100 veículos.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que o incêndio de grandes proporções já está sob controle e que as equipes continuam monitorando a situação.
Veja o vídeo
*Em colaboração com Gabriel Lopes






