Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Imagens registradas no município de Apuí, na região Sul do Amazonas, mostram uma grande coluna de fumaça proveniente de focos de queimadas. O alerta foi feito no domingo, 27/7, pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Araújo, por meio das redes sociais.
“Apuí está pegando fogo”, escreveu Araújo, que é geólogo e gestor ambiental. “Em breve, a fumaça deve atingir outras cidades e chegar a Manaus, colocando em risco a saúde de seus 2 milhões de habitantes – especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias”, completou o superintendente do Ibama.
Leia também: Número de áreas queimadas no país cai 65,8% no primeiro semestre
Nesta segunda-feira, 28, o jornalista Keynes Breves fez uma breve análise sobre o assunto no quadro Fala Rios do Jornal da Rios FM. Segundo ele, dados mostram uma redução no número de queimadas no comparativo entre 2024 e 2025.
Segundo Breves, de acordo com um levantamento feito entre os dias 1º e 27 de julho deste ano, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 239 focos de incêndio em 2025. No mesmo intervalo de 2024, foram contabilizados 2.627 focos – uma redução considerada expressiva.
“Esse avanço é atribuído, em grande parte, à atuação dos órgãos de fiscalização no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, que historicamente atingem com força a região sul do Amazonas”, explicou Breves.
Combate às queimadas
Paralelamente, órgãos públicos intensificaram ações de combate às queimadas em municípios do Amazonas. A ação, que envolve uma articulação coordenada entre diferentes instituições, visa conter os incêndios florestais e os danos causados à saúde pública e ao meio ambiente.












