Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MUNDO – Os casais que pretendem se casar nas igrejas católicas deverão verificar as novas regras estabelecidas para casamentos que foram divulgadas pelas dioceses em todo o mundo. Entre as principais mudanças, está a limitação dos números de madrinhas e padrinhos, cada cerimônia agora poderá ter no máximo oito casais.
De acordo com autoridades eclesiásticas, as medidas tem como objetivo resgatar o sentido litúrgico e espirtual do matrimônio, evitando que a instituição católica aceite excessos de caráter “social” ou “cenográfico”, praticas que ao longo dos anos foram predominantes e se distanciaram dos protocolos da igreja.
Representantes da Pastoral Familiar explicaram que o descumprimento de algumas dessas regras podem na resultar na anulação do casamento religioso, sendo importante que os noivos agora estejam cientes das novas regras para que não haja mais transtornos ou atitudes que possam desrespeitar a instituição religiosa.
Mudanças nas cerimônias
As recentes normas anunciadas mostram um conjunto de ajustes que servem para tornar as comemorações mais simples, para se reaproximar cada vez mais do rito católico. Confira as principais mudanças:
- Padrinhos: máximo de oito casais (16 pessoas no total).
- Decoração: apenas quatro arranjos de flores são permitidos; itens como espelhos, tapetes de vidro ou passarelas de madeira estão proibidos.
- A hora do “sim”: brincadeiras, hesitações ou respostas fora do protocolo podem invalidar o sacramento.
- Músicas: durante a cerimônia, apenas canções sacras serão aceitas; músicas populares são permitidas somente na saída do casal.
- Crianças: proibido o uso de carrinhos elétricos, fantasias ou performances teatrais na entrada de damas e pajens.
- Curso de noivos: continua obrigatório, mas pode ser realizado em outra paróquia.
- Horários: atrasos não serão mais tolerados. A recomendação é que a cerimônia comece pontualmente.
- Entradas: seguem uma ordem específica: noivo, padrinhos, noiva e crianças.






