Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – O boi Garantido revelou os novos personagens que integrarão o Auto do Boi, nesta sexta-feira, 14/6. O presidente do boi vermelho e branco, Fred Goés, apresentou Fernando Tenório Fernando como o “Pai Francisco”, personagem conhecido por roubar o boi mais bonito do fazendeiro para sua amada matar o desejo de comê-lo.
Fernando iniciou sua jornada no boi do povão aos 13 anos sob a tutela de Lindolfo Monteverde. Com uma década de experiência como dançarino do ‘Garantido Show Parintins‘, ele também acumula habilidades em assessoria coreográfica, especialmente com o item Porta-Estandarte.
Já Rhedlara Monteverde, irá assumir o papel de “Mãe Catirina”. A jovem tem 18 anos e é descendente direta de uma linhagem ímpar. Filha de Reck Monteverde e Edna Mendonça, foi batuqueira da Baixa por cinco anos e é bisneta de Lindolfo Monteverde, além de neta de Dona Maria Monteverde.
Por fim, Cleudson Monteverde, representará o “Gazumbá”, uma figura mística que traz consigo um legado cultural significativo. Neto de Lindolfo Monteverde e filho de Antônia Alexandrina, Cleudson é pós-graduado em educação física e atua como produtor cultural. Com passagem como coreógrafo do Boi Garantido Show em Manaus por três anos, ele também é filho de Cleuton Aporcino, ex-compositor do Boi Garantido.
Leia também: Mara Souza deixa item ‘Mãe Catirina’ do Boi Garantido
Troca de item
Na quinta-feira, 13/6, a artista amazonense Mara Souza anunciou em suas redes sociais que não seria mais a “Mãe Catirina” do Boi-Bumbá Garantido, item obrigatório que ela representava desde o ano passado, juntamente com o “Pai Francisco”, Orlan Bertrand.
Mara Souza reafirmou que enquanto representou o item – que apesar de não compor pontos para bumbá na arena, é obrigatório no Auto do Boi – ela enquanto artista honrou a ancestralidade da Mãe Catirina, o que segundo ela, faz parte de seus princípios de vida.