Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O primeiro lugar no 41º Festival de Dança de Joinville já tem dono e proprietário: A companhia de dança amazonense Gandhicats Project. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 22/7, com a coreografia “O Boi do Povo Vermelho”.
O maior evento de dança do mundo ocorreu no palco do Centreventos Cau Hansen, no município que fica situado em Santa Catarina. Com coreografia assinada pelo coreógrafo Gandhi Tabosa, o grupo foi o 15° a se apresentar na categoria Danças Populares Brasileiras em Conjunto Sênior.
Leia mais: Guerreiros Mura revela preparativos para 26º Festival de Cirandas de Manacapuru
O grande homenageado da noite foi o boi-bumbá Garantido. A apresentação começou com a toada “Sentei Junto ao Pé da Roseira”. Também foram representadas as toadas: A Contagem (1996); Vendaval de Amor Garantido (2022); Pajé (2012); e Garantido por Toda Vida (2023).
Em cerca de 20 minutos de apresentação, o Gandhicats encenou auto do boi com a presença do Amo do Boi, pai Francisco, mãe Catirinha, Sinhazinha da Fazenda, Pajé e claro, o boi Garantido. A companhia de dança inseriu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na coreografia.
O Gandhicats competiu pela primeira vez no Festival de Dança de Joinville em 2019. Naquele ano, ganhou em primeiro lugar e levou o título de melhor grupo Festival de Dança de Joinvile.