Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em Manaus, a qualidade do ar voltou a piorar novamente nesta quinta-feira, 19/9, diversos bairros amanheceram encobertos pela fumaça. De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar na capital é considerada como “péssima”.
O pior registro foi no bairro Colônia Oliveira Machado, localizado na zona Sul, com pontos da localidade atingindo 161,6 µg/m³ com concentrações de material particulado, o que é considerado alto.
Bairros que também registram a qualidade do ar como “péssima” foram: Colônia Terra Nova, Tarumã- açu, Dom Pedro, Chapada, Compensa, Aparecida e Morro da Liberdade. Nos locais foram atingidos níveis entre 128 a 160 µg/m³ de concentrações de material particulado.
Leia mais: Manaus bate novo recorde de calor com 39ºC em segundo dia consecutivo
Santo Agostinho, Parque Dez de Novembro, Zumbi dos Palmares e Armando Mendes registraram a qualidade do ar como “muito ruim”, registrando índices entre 75 a 125 µg/m³ de concentrações de material particulado.
Cuidados com a saúde
A Defesa Civil emitiu um alerta para o grupo de pessoas sensíveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, devido aos efeitos da fumaça, podem apresentar cansaço ou fadiga e devem procurar uma unidade básica de saúde.
Hidratação com a ingestão de água e em dias com muita fumaça evitar fazer exercícios físico ao ar livre.
Calor
Manaus vem registrando recordes de temperatura nos dois últimos dias, a previsão do tempo para os próximos dias indica que a cidade registrará temperaturas elevadas, com mínimas de 27°C e máximas de 37°C a 38°C, sem previsão de chuva, registrando calor excessivo.