Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus amanheceu neste sábado, 10/8, coberta por fumaça proveniente de queimadas, afetando a qualidade do ar em diversos bairros da capital. Durante a manhã, a poluição atmosférica foi classificada entre “moderada” e “muito ruim” em diferentes zonas da cidade, conforme monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).
Entre 7h e 8h, bairros como Parque Dez de Novembro e Adrianópolis, na zona Centro-Sul, além de Compensa, na zona Oeste, e Morro da Liberdade, na zona Sul, registraram índices de poluição do ar considerados “ruins”.
Em algumas áreas da zona Sul, a situação foi ainda mais crítica, com a qualidade do ar sendo avaliada como “muito ruim”.
Horas depois, a capital apresentou uma leve melhora, e a qualidade do ar passou a ser considerada como “moderada”. As regiões apresentaram os níveis de poluição do ar entre 33.1 PM2.5 e 48 PM2.5.
Durante todo esse período nenhuma região da cidade registrou uma qualidade “Boa”.
O cenário atual já acende um alerta para os riscos à saúde da população, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Qualidade do ar em municípios
De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a poluição do ar tem se agravado não apenas na capital do Amazonas, mas também em outros municípios do estado.
Nesta manhã, o município de Novo Aripuanã registrou 121,8 PM2.5, um índice que classifica a qualidade do ar como “muito ruim”.
Este aumento nos níveis de poluição pode estar diretamente relacionado ao número elevado de focos de incêndio na região. Segundo o banco de dados BDQueimadas, Novo Aripuanã apresentou 115 focos de incêndio.
Além de Novo Aripuanã, outros municípios também apresentam níveis de poluição elevados. Careiro, por exemplo, apesar de registrar apenas cinco focos de incêndio, mostrou uma qualidade do ar considerada “péssima”, com 151.6 PM2.5.
Em todo o estado do Amazonas, o BDQueimadas registrou 555 focos de incêndio no período de sexta-feira, 9/8, para sábado, 10/8, o que contribui para a piora da qualidade do ar na região.
Qualidade do ar por estados
Ainda conforme o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), em todo o Brasil, os números mais alarmantes de poluição está no Amazonas, no município do Careiro e na Terra Indígena Nove de Janeiro, próximo de Humaitá.
Em Rondônia, o município de Campo Novo de Rondônia apresentou níveis extremamente altos, também considerado “péssimo”. Ambas ficam localizadas na região Norte.
Queimadas
De acordo com a BDQueimadas, Rondônia registrou de sexta-feira para sábado, 192 focos de incêndio, ficando em 4° lugar na lista de focos por estado. O Amazonas se manteve em primeiro lugar.
Apesar do estado do Pará e Mato Grosso também apresentam os maiores números de queimadas, o selva não registrou piora na qualidade do ar.
As queimadas são a principal responsável pela fumaça que cobre Manaus, e esse fenômeno se agravou consideravelmente no ano passado. A situação se torna ainda mais crítica devido à escassez de chuvas na região e ao período de seca.