Redação Rios
BOLÍVIA – Na batalha na altitude de La Paz, na quinta-feira, 22/8, no estádio Hernando Siles, o Flamengo jogou com o regulamento debaixo do braço, priorizou a marcação e mesmo perdendo por 1 a 0 para o Bolívar, garantiu a sua vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América.
Fechou as oitavas com 2 a 1 no placar agregado, porque tinha vencido por 2 a 0 no Maracanã. Agora, o time brasileiro vai enfrentar o Penãrol-URU.
O time uruguaio avançou ao eliminar outro clube boliviano, o The Strongest, perdendo fora por 1 a 0 e goleando em casa por 4 a 0. Caso o Flamengo chegue às semifinais, vai ter como adversário um clube brasileiro que sairá do confronto entre Botafogo e São Paulo.
Leia também: Flamengo oficializa o retorno do atacante Michael
A derrota aumentou o retrospecto negativo do Flamengo contra o Bolívar, que chega a quatro derrotas na altitude de 3.640 metros. Para atenuar os efeitos do ar rarefeito, a delegação carioca só chegou ao estádio perto de duas horas antes do jogo. Tanto que o time correu bastante no primeiro tempo e se defendeu bem no segundo.
Além do ‘desafio da altura’, o técnico Tite teve que driblar as ausências de jogadores importantes, como o meia Arrascaeta e os atacantes Pedro, Gabigol e Everton Cebolinha. Ele congestionou o meio-campo e protegeu bem a defesa, inclusive, segurando os avanços dos laterais.
O Flamengo, porém, não abriu mão de se arriscar no ataque. Tanto que Gerson deu um chute cruzado logo no primeiro minuto, deixando claro que o time brasileiro não iria somente se defender.
Aos 11 minutos do segundo tempo saiu o gol do time da casa. Fábio Gomes, do lado esquerdo, levantou a bola do outro lado e Bruno Sávio apareceu nas costas da marcação. Ele cabeceou de cima para baixo, Rossi ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.
Os últimos minutos foram de defesa contra ataque. Aos 41, Rossi fez grande defesa num cabeceio de Oviedo. No único contra-ataque do Flamengo, Bruno Henrique disparou sozinho, aos 44, e Anderson Jesus cometeu falta para impedir que o atacante seguisse até o gol. O zagueiro acabou expulso. Foram mais cinco minutos de acréscimos e tensão.
Com o sentimento de dever cumprido, o Flamengo volta no final de semana a correr atrás da liderança do Campeonato Brasileiro. No domingo à noite vai receber no Rio o Red Bull Bragantino pela 24ª rodada para vencer e apagar a má impressão deixada na última rodada quando foi goleado por 4 a 1 pelo líder Botafogo.
*Com informações da Agência Estado