Redação Rios
AMAZONAS – Uma ação de fiscalização do Ibama e do ICMBio resultou na apreensão de 117 quelônios e de uma embarcação no Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. O flagrante ocorreu no terça-feira, 7/10, quando os agentes abordaram o barco em frente à base fluvial da unidade de conservação.
Os animais estavam escondidos sob produtos regionais, que seriam levados para comércio no município de Novo Airão. O responsável pelo transporte ilegal foi multado em R$ 585 mil. Segundo técnicos que acompanharam a ação, os quelônios estavam em bom estado de saúde e foram devolvidos à natureza logo após a apreensão.
A operação foi realizada durante o monitoramento de áreas de manejo do Programa Quelônios da Amazônia (PQA), iniciativa do Ibama voltada à proteção de espécies da fauna aquática.
Leia também: Moradores de Gaza saem às ruas para celebrar acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas
Parque Nacional do Jaú
O Parque Nacional do Jaú é uma unidade de conservação federal com mais de 2,3 milhões de hectares e abrange áreas dos municípios de Novo Airão e Barcelos, no Amazonas, além de Caracaraí, em Roraima. A região é considerada estratégica para a conservação da biodiversidade amazônica e tem sido alvo constante de ações contra o tráfico de animais silvestres.
“A região é altamente estratégica para a conservação da biodiversidade na Amazônia. Não podemos permitir que crimes como esse continuem acontecendo. Ibama e ICMBio seguirão atuando de forma firme para impedir novas agressões à natureza”, afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
*Com informações da assessoria











