Júniior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2026 foi lançado oficialmente em Manaus, em evento realizado na Casa Rayol, no bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital.
A festa, que acontece de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026, no município de Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus, conta com apresentações no Piabódromo e, nesta edição, com shows na Praia Grande, um dos pontos turísticos mais visitados do município.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS acompanhou o lançamento e toda a programação do evento na capital. O público pôde acompanhar um dos bailados mais belos do alto Rio Negro e um recorte do tradicional duelo entre os protagonistas da festa: os peixes Acará Disco e Cardinal, que trouxeram música, dança e temas ligados à Amazônia.
Em discurso na abertura, o prefeito Radinho Alves destacou o significado cultural do festival e sua origem popular. “É uma oportunidade de mostrarmos para o Amazonas que nós temos um grande festival, que valoriza a cultura do barcelense e nasce da força do ribeirinho, do caboclo e dos piabeiros”, afirmou.

Na ocasião, estiveram presentes os deputados Sinésio Campos (PT), Joana Darc (União) e João Luiz (Republicanos), além dos vereadores Aldenor Lima (União) e Coronel Rosses (PL), que acompanharam o evento e estiveram ao lado do prefeito Radinho Alves durante os anúncios.
Reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, o Festival do Peixe Ornamental consolida Barcelos como como referência nacional e internacional na pesca ornamental, atividade que sustenta milhares de famílias na região.
Ao todo, foram anunciados R$ 5 milhões em investimentos do Governo do Estado para a realização do evento. Desse valor, R$ 1 milhão foi repassado para ser dividido entre as duas associações folclóricas, que protagonizam a disputa cultural do evento.
A arena principal do espetáculo é o Piabódromo, onde ocorrem as apresentações competitivas entre Cardinal, representado pelas cores azul e vermelho, e Acará-Disco, nas cores preto e amarelo, com arquibancadas ocupadas pelos “cardumes”, torcidas das associações.












