Gabriel Lopes – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – Os detalhes finais estão sendo preparados na Ilha Tupinambarana para o 57° Festival Folclórico de Parintins. Enquanto isso, o município, a 369 quilômetros de Manaus, tem um cronograma extenso de atividades para o público.
Uma série de eventos importantes ocorrem neste sábado e domingo, 22 e 23/6, em Parintins e em Manaus. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS trouxe mais detalhes sobre o sorteio das ordens de apresentação no Bumbódromo, o “Boi de Rua” do Caprichoso, a Carreata do Garantido e muito mais.
Leia mais: Caprichoso e Garantido realizam últimos preparativos há uma semana do Festival de Parintins
Um dos momentos mais esperados pela direção dos bois-bumbás de Parintins acontece na arena do Bumbódromo neste sábado, 22, às 16h: O sorteio da ordem de apresentação de Caprichoso e Garantido nas três noites do 57º Festival Folclórico de Parintins, com a presença de autoridades e de membros da diretoria dos bois.
Boi de Rua
Do meio do Urubuzal, reduto tradicionalmente azulado, o Boi Caprichoso reúne a nação azul e branca para brincar no Boi de Rua, também neste sábado, 22. A concentração é na rua Sá Peixoto, a partir das 17h30 com uma quermesse em frente ao Complexo Silvio Miotto, organizada por famílias tradicionais do bumbá.
A multidão começa a se agitar partir das 20h30. Um percurso de toada, alegria e muita comemoração é preparado para a nação azulada. Saindo da Sá Peixoto, três trio elétricos conduzem o povo pela avenida Amazonas, Cordovil, Nações Unidas até chegar na concentração do Bumbódromo para um grande show.
O Livro da Toada
Na concentração do Boi de Rua, será lançada segunda edição revista e ampliada do “O Livro da Toada: uma antologia Caprichoso”. São mais de 900 toadas que embalaram a história da nação azul e branca. Mais de duas centenas de compositores, em memória de dezenas de músicos que deram sua vida no touro negro de Parintins.
Carreata do Garantido
O Movimento Amigos do Garantido realiza a tradicional carreata, que é a despedida simbólica do MAG rumo à Parintins, no domingo, 23, a partir do meio-dia, encerrando a temporada que antecede o festival, em Manaus.
Carros e motos enfeitados, torcedores com bandeiras e camisas, saem da concentração na avenida do Samba, seguindo pela rota traçada, e retornando para o Sambódromo. Na segunda-feira, 24, o barco do MAG segue rumo a Parintins às 17h, no Porto do São Raimundo.
Documentário
Com a proposta de estruturar o acervo da história conhecida e reconhecida do criador do Boi Garantido foi produzido o documentário “Garantido: a tradição de Lindolfo Monte Verde”, que será apresentado na segunda, 24, no Curralzinho da Baixa, em Parintins. O produto visual tem 30 minuto e une histórias, memória e, claro, toadas que enaltecem o legado do Mestre Lindolfo.
Rios na Ilha
Logo mais a REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO desembarca em Parintins para realizar a cobertura jornalística do espetáculo dos bumbás, além de cobrir os principais eventos da ilha e tudo que acontece na cidade e nos bastidores dos bois Caprichoso e Garantido.