Letícia Rolim – Rios de Notícias *
MANAUS (AM) – No mês do maior festival folclórico a céu aberto do mundo, a equipe da REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO já começou a entrar no clima do Festival de Parintins e aceitou o ‘desafio’ de toadas dos bois Garantido e Caprichoso lançado nesta segunda-feira, 5/6, pelo Governo do Amazonas.
“Primeiro gostaríamos de parabenizar a iniciativa e a criatividade do governo estadual, porque as redes sociais têm essa característica mais leve. Nada melhor que usar essa ferramenta que conecta milhões de pessoas em todos mundo para divulgar a nossa cultura. Aqui, no portal RIOS DE NOTÍCIAS e na rádio RIOS FM 95,7 o clima já ‘esquentou’ na preparação para o festival e, além de muita informação, nossa equipe está ensaiada nas coreografias”
Alita Falcão, diretora de jornalismo
Assista o vídeo do ‘desafio’ da equipe Rios
Para participar da brincadeira, basta acessar o perfil da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam) no Instagram (@arsepamamazonas) e escolher um dos seis filtros ou Reels de dança selecionados para o ‘desafio’.
Do Caprichoso, as toadas selecionadas foram “O Ritmo É De Boi”, “Sentimento Porreta” e “Pode Avisar!”. Do Garantido foram “Vendaval de Amor Garantido”, “Nasci Para Ser Vermelho” e “Treme Terra”.
Lá você também encontra o passo a passo de como utilizar os filtros. Os materiais são compatíveis com os sistemas iOS e Android dos smartphones.
Gravações
O diretor-presidente da Agência Reguladora do Amazonas, João Rufino Júnior, destacou que a iniciativa é uma maneira de homenagear as torcidas e, também, de proporcionar um novo divertimento para o 56º Festival Folclórico de Parintins.
“Essa foi uma forma que a Agência Reguladora encontrou para homenagear as torcidas dos bumbás e de participar mais ativamente dessa grande festa, e não somente no seu papel institucional de fiscalizar o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros”, disse o gestor.



As gravações dos filtros, desafios e demais produtos ocorreram no Porto de Manaus, fundamental no transporte dos torcedores para o festival folclórico. “Só é possível ir para Parintins de avião ou de barco. A grande maioria vai para a Ilha Tupinambarana por meio das embarcações para curtir o festival. Por isso, optamos por fazer as gravações no Porto de Manaus. É uma forma também de homenagear o importante papel social das embarcações”, disse o jornalista Rafael Seixas, que é chefe de comunicação da Arsepam.
Outros produtos referentes ao projeto serão divulgados em breve nas redes sociais da Arsepam, como as filmagens das coreografias das músicas utilizadas nos filtros e Reels; o making of do projeto; e os visualizers (registros visuais) das toadas do ano do Caprichoso e Garantido.
* Com informações da assessoria