Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Considerado o segundo maior festival folclórico do estado, o Festival de Cirandas de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, chega à 26ª edição neste ano.
As cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura se apresentam nos dias 30, 31 de agosto e 1° de setembro, respectivamente, no Parque do Ingá. A festa atrai cerca de 60 mil turistas para o município todos os anos.
Com apresentações que duram cerca de 2h30, os grupos de ciranda apresentam temas populares e a história da origem das lendas, com novas músicas e ritmos. A dança, que envolve rodas e coreografias, reflete na diversidade e história do povo manacapuruense.
Leia mais: Festival Olhar do Norte acontece de 24 a 27 de setembro no Teatro Amazonas
Os ensaios gerais das cirandas iniciam nesta segunda-feira, 26, no Parque do Ingá. Os grupos poderão alinhar os últimos detalhes antes das apresentações oficiais.
Tradicional
A Ciranda Tradicional ou Associação Folclórica Unidos dos Bairros, é a atual bicampeã do Festival de Manacapur e se originou na escola estadual José Seffair, no bairro da Terra Preta, no dia 15 de maio de 1985, por iniciativa de professores e alunos da instituição.
Este ano, em busca do tricampeonato, a Tradicional apresenta o tema “Marangatu – Uma Odisseia Amazônica”.
Nonato Torres, membro da comissão de artes, explicou em entrevista recente a Rádio RIOS FM 95,7, que o objetivo do grupo é seguir se apresentando com maestria.
“Nós temos a responsabilidade de fazer a melhor apresentação, ela é bicampeã porque o entusiasmo que nós temos é grande, desde a pessoa que toma de conta do galpão, até a cirandeira bela que é um personagem que tem o maior glamour. Então temos essa preocupação de fazer a melhor ciranda“, explicou Nonato Torres.
Flor Matizada
O Grêmio Recreativo Folclórico Ciranda Flor Matizada defende em 2024 o tema: “O Alvorecer Matizado: Um voo pela vida”.
Neste ano, a agremiação anunciou o ator Adanilo como convidado especial na sua apresentação. De origem indígena e manauara, o artista fez sucesso na novela “Renascer” da TV Globo.
Entre as surpresas da Flor Matizada, ano passado foi a estreia de Patrick Araújo, levantador oficial de toadas do boi-bumbá Caprichoso, como uma participação especial no evento. Neste ano, ele também deve comparecer. O vice-presidente Andrinho Demerson, relembrou na RIOS FM 95,7 a história da agremiação.
“A Flor Matizada é pioneira do Festival, iniciou na década de 1980, na escola Nossa Senhora de Nazaré, sendo uma ciranda de Tefé, com passagem por Manaus. O grupo se instalou no município, onde começou como a ‘Ciranda do Nazaré’ e veio evoluindo até se tornar a Flor Matizada“, explicou Andrinho Demerson.
Guerreiros Mura
O Grêmio Recreativo Folclórico Ciranda Guerreiros Mura é originária da escola José Motta, localizada no bairro da Liberdade. O azul, vermelho e branco tem como tema “Sob o véu de Iacy“, visando o título de campeã do 26º Festival de Cirandas de 2024, como explicou o cantador Gamaniel Pinheiro.
“O tema surgiu da necessidade que nós tivemos de mostrar a Amazônia, o mundo todo está sofrendo as consequências da devastação que nós humanos somos responsáveis. Todos nós temos a consciência e o que precisamos é de atitude“, explicou.
O cantador comentou sobre os últimos preparativos para as três noites no Cirandódromo. “Já nos reunimos com toda a diretoria e membros da criação de arte, antes a Guerreiros Mura tinha um cirandista – esse inclusive foi um nome que criamos, pois no carnaval tem o carnavalesco, então esse ano temos um grupo de pessoas que opinam e dão ideias“, reiterou Gamanial.
Outras atrações
Shows também serão realizados em um palco alternativo. Na madrugada do dia 30 para 31 de agosto, a partir de meia-noite, Drika Moreno e Banda se apresentam. Na sequência, a partir de 1h30, acontece o show do cantor Guto Lima.
Na virada do dia 31 de agosto para 1º de setembro, Dieguinho Damasceno faz seu show a partir da meia-noite. Depois, Forró Di Respeito vai animar o público manacapuruense às 1h30, no Palco Alternativo.
Na última madrugada pós apresentações das cirandas, entre os dia 1° e 2 de setembro, o grupo Xote Vip se apresenta a partir de meia-noite. O cantor Uendel Pinheiro encerrará o festival, com seu show a partir de 1h30.