Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Governo do Estado alterou o feriado de 5 de setembro, Dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, para o dia 8 de setembro. Com a nova mudança, fica valendo o expediente normal dos órgãos públicos no dia 5, no Amazonas. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 21 de agosto, foi disponibilizado nesta quarta-feira, 23/8.
Na publicação, a decisão destaca que a medida foi tomada levando em consideração a “necessidade de otimizar o funcionamento da máquina administrativa e o acesso aos serviços públicos”, e também “a necessidade de contenção de gastos com o funcionamento da máquina administrativa, mediante a postergação do feriado de 5 de setembro, data em que se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província para o dia 8 de setembro de 2023, sexta-feira”.
Leia também: Com mais de 90% dos amazonenses consumidores de peixe, comunidades pesqueiras são beneficiadas no AM
Os amazonenses agora terão um feriado prolongado de quatro dias, tendo em vista que no dia anterior será 7 de setembro, feriado nacional de Independência do Brasil.
Na prática, com a decisão, o Governo do Estado evita a concessão do ponto facultativo do dia 6 de setembro, que tradicionalmente é concedido quando os dias 5 e 7 caem em dias úteis, e “perde” somente dois de expediente regular, ao invés de três.
A Prefeitura de Manaus ainda não se manifestou sobre como será o procedimento do serviço público municipal durante o feriado da semana da Pátria.