Leticia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A parceria entre a Fametro e a Faculdade Santa Teresa (FST) com a Universidade de Lisboa, trouxe a Manaus o professor e doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto para ministrar cursos para estudantes e profissionais da área de Direito. “Os temas das conversas são basicamente o ensino jurídico em Portugal e no Brasil, o ensino jurídico e ensino da lei”.
Em entrevista à RIOS FM 95,7, o especialista em Direito, Cibersegurança e Direito Romano abordou sobre os temas que serão apresentados nos cursos em Manaus e em Itacoatiara, a 270 quilômetros da capital.

“Aqui no Brasil reduzem muito o conteúdo ao ensino do direito ao ensino da lei, isso tira um pouco de espirito crítico aos alunos, os alunos precisam saber um pouco do conhecimento primário para estabelecer se a lei está bem ou mal feita, tem que haver esse confronto”
Eduardo Vera-Cruz Pinto, professor e doutor
Segundo o o especialista, é importante ensinar os alunos o conhecimento primário e prepará-los para o futuro com o avanço da tecnologia. “Eu tenho que olhar para um futuro e pensar como esses garotos irão fazer, eu tenho que ensiná-los e prepará-los para isso. A internet está a mudar as coisas, a Inteligência Artificial introduziu tanta coisa nova. E isso preocupa muito a gente”.
Parceria
De acordo com a mantenedora da FST, Maria do Carmo Seffair, os cursos fazem parte de um convênio do Grupo Fametro com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. “A parceria prevê, entre outras atividades, o intercâmbio de profissionais para ministrar aulas para os alunos e professores de ambas as instituições”.
Os cursos ofertados em Manaus e Itacoatiara iniciaram na segunda-feira, 24/4, e seguem nesta quarta-feira, 26, com o tema “Inteligência Artificial e Direito”. Encerrando a programação, no dia 27, será ministrado o curso “O impacto da Inteligência Artificial no Direito”.