Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Buracos, lixo acumulado, falta de asfalto e de iluminação pública são algumas das denúncias feitas pelos moradores da rua Moisés, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus. Eles relatam as condições precárias da via e a insegurança no local.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no local no ano passado para registrar as denúncias dos moradores e após um ano os problemas seguem sem serem resolvidos.

A moradora Maria Lucinda relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia, especialmente por ser mãe de duas filhas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela diz que a locomoção é bastante difícil devido à situação precária da rua, que vem se agravando e impede a entrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Eu tenho duas filhas especiais e um parente do vizinho usa cadeira de rodas. Aqui não tem condições do Samu entrar, estamos sem iluminação elétrica, no escuro. O lixeiro deixa de passar por três, quatro dias, porque não tem como entrar. Então fica tudo muito difícil. Até já morreram pessoas aqui porque o Samu não tem condições de entrar”, afirmou Maria Lucinda.

Leia mais: Momento histórico: Yanomamis defendem mestrado com presença de Davi Kopenawa em Manaus
A moradora Nayara Carvalho também denuncia o descaso. De acordo com ela, desde 2023 diversas solicitações foram feitas à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mas nenhuma providência foi tomada, mesmo com os moradores mantendo o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia.
“Como vocês puderam ver, a rua tá cheia de buraco, impossível de trafegar. E, fora a falta de segurança, os bandidos vêm se esconder aqui por conta da falta de estrutura. Nós, como cidadãos, temos nossos deveres e direitos, pagamos IPTU, mas não estamos tendo retorno. Desde o ano retrasado que a gente procura, eles vêm, fazem o levantamento e nunca vêm asfaltar”, disse Nayara Carvalho.

O operador de empilhadeira Raifran Neves destacou que, na última vez em que a Seminf esteve no local, foi feita apenas uma raspagem, retirando o asfalto antigo. No entanto, a equipe não retornou para concluir o serviço, o que tem causado diversos prejuízos, inclusive com veículos caindo nos buracos da pista.
“Em dia de chuva aqui vira uma cachoeira, não tem como se locomover. Não tem como estacionar carro ou passar com ele, porque há dificuldade. Então a gente faz um apelo para que os órgãos competentes venham e resolvam essa situação. É só promessa. A gente pede um pouco de compaixão pela gente, pelas crianças, que enfrentam ainda mais dificuldades. Merecemos respeito”, afirmou Raifran Neves.

Em julho de 2024, a equipe de reportagem esteve na região, mas a situação permanece a mesma. Os moradores destacam que a sensação de abandono é grande.
“Eu acho que já é a quarta reportagem, e ninguém faz nada pela gente. Olha como está essa rua aqui, não sei mais nem o que chamar isso. Fica difícil, porque eu tenho duas filhas e preciso levar no médico e até já morreu gente aqui”, diz Ronilson Alves.

O riosdenoticias.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), solicitando providências sobre as denúncias apresentadas pelos moradores, e aguarda um posicionamento oficial. O espaço segue aberto.
Veja a reportagem completa:
*Com colaboração de Diana Rodrigues












