Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma cratera que surgiu há mais de um mês no conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, vem crescendo rapidamente e já interditou completamente o cruzamento da rua Jucaina (antiga rua 20) com a rua Torres. A situação preocupa os moradores, que convivem com risco de acidentes e possíveis danos às residências próximas.
A casa do autônomo Carlos Castro, de 45 anos, está localizada ao lado da cratera e corre risco de desabar. Segundo ele, o problema começou com um buraco pequeno, mas se agravou rapidamente.

“Moro aqui na esquina. A cada dia esse negócio abre mais e está perigoso. A equipe da Águas de Manaus veio aqui e ficamos três dias sem água por causa da tubulação quebrada. Eles fizeram um reparo na encanação, mas resolver o problema mesmo, nada. Ninguém da prefeitura apareceu até agora”, relatou o morador.
Morador da rua Jucaina há 22 anos, Carlos afirma que a cratera causa transtornos, especialmente na mobilidade de moradores e comerciantes da região.
O autônomo Isaque Marinho, de 22 anos, que trabalha com conserto de eletrodomésticos, disse que a rotina ficou mais difícil desde o surgimento do buraco.

“Antes dessa cratera, eu passava com meu carro por aqui. Agora preciso dar a volta por outra rua para estacionar. Os vizinhos também fazem o mesmo. O presidente do bairro já procurou ajuda, emissoras de TV vieram, mas nada foi resolvido. O buraco só aumenta. A gente teme que o muro da casa desabe”, contou Isaque.
Risco de acidentes
O motorista por aplicativo Fabiano Carvalho, de 29 anos, alerta para o perigo, principalmente à noite, devido à falta de iluminação pública.


“É um verdadeiro descaso com quem mora e trabalha aqui. Imagine uma criança cair nesse buraco ou alguém se acidentar à noite por causa da péssima iluminação. É um perigo enorme. E quem vai arcar com o prejuízo de um trabalhador que se machucar por causa dessa irregularidade?”, questionou.
O vereador Capitão Carpê (PL-AM) também esteve no local e criticou a gestão municipal. “A poucos metros morava o seu secretário, que se mudou da comunidade. Enquanto gastam milhões com a decoração de Natal, a população está sofrendo porque têm impedido o direito de ir e vir das pessoas. Dinheiro tem, o que falta é zelo e responsabilidade”, disse o parlamentar.
Moradores pedem socorro
Com o avanço das chuvas, os moradores temem que o problema se agrave ainda mais e cobram providências urgentes das autoridades.
“A cada dia que passa está pior. Com a chuva, o buraco aumenta e fica intransitável. Pedimos clemência dos órgãos públicos. Pagamos IPTU, pagamos tudo certo, e queremos ver esse problema resolvido”, apelou Carlos Castro.

“Estamos pedindo socorro. Gostaríamos que arrumassem isso o mais rápido possível”, reforçou Isaque Marinho.
O Portal Rios de Notícias entrou em contato com a concessionária Águas de Manaus que por meio de nota oficial informou nesta quarta-feira, 5/11:
“A Águas de Manaus informa que atuou no reparo de um vazamento de rede, na rua citada, no conjunto Boas Novas. No local também existe uma rede de drenagem danificada. A concessionária já comunicou o órgão responsável e solicitou apoio para conclusão do serviço do local.”
Também contactou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para saber quais providências estão sendo tomadas. Até o momento, não houve resposta do órgão.











