Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) declarou nesta sexta-feira, 14/2, que “os excessos serão coibidos e serão punidos”, em relação aos atos de truculência praticados por fiscais da Prefeitura de Manaus, em abordagens à trabalhadores que vendem frutas e verduras na avenida Eduardo Ribeiro e na Manaus Moderna, no Centro de Manaus.
“Com relação à abordagem de ontem [13/2], não é a forma adequada, como foi abordada aquela senhora e como tiraram os pertences dela. Nós repudiamos aquele ato. Aquele não é o procedimento adequado da prefeitura. […] Aquele episódio de ontem foi lamentável, eu me desculpo, eu peço desculpa da senhora”, disse David Almeida.
Leia mais: ‘Vai levar na cara’: novo caso de ação truculenta contra trabalhadores é registrado em Manaus
O prefeito ressaltou que mais de 60 abordagens já foram realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com o apoio de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), à pedido da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL).
“Ela foi orientada mais de dez vezes que a Eduardo Ribeiro não é lugar de venda de frutas. […] Inclusive, ela é uma haitiana e temos a Feira do Imigrante lá na frente do Mercado Adolfo Lisboa. Então, esse é o procedimento. Eles têm o local apropriado, mas eles insistem em transgredir a orientação”, comentou o político.
Apesar de alegar que os atos serão coibidos e punidos, David Almeida não especificou quais as medidas que serão adotadas para tal, além de não detalhar se os servidores envolvidos nas ações receberão alguma punição administrativa ou serão afastados.
Relembre os casos

Um vídeo mostra uma fiscalização na avenida Eduardo Ribeiro, onde servidores da Prefeitura recolhem mercadorias de uma ambulante, indignou internautas pela forma truculenta como eles retiram frutas e verduras vendidas pela mulher e as jogam na carroceria de uma picape.

Após essas imagens viralizarem nacionalmente, um outro vídeo mostra um trabalhador sendo empurrado e ameaçado de agressão por agentes da Guarda Municipal. O caso foi registrado na região da Manaus Moderna, também no Centro, zona Sul.