Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Estresse, tristeza e raiva são os ‘divertida mentes’ mais comuns no ambiente de trabalho, aponta o estudo da State of the Global Workplace 2024, da consultoria Gallup. Cerca de 46% dos trabalhadores estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva.
Cerca de mil pessoas em cada país ou região responderam por telefone a uma série de perguntas traduzidas para seu idioma nativo, sobre o tema. E quando perguntados se vivenciaram estresse no trabalho, 46% dos trabalhadores brasileiros disseram que sim.
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A realidade de uma gestora de marketing em uma empresa de Manaus, que preferiu não se identificar à REPORTAGEM, deixou bem mais claro os efeitos de cada emoção, e quais motivos influenciam no seu estado emocional.
“Hoje eu tô mais estressada, principalmente por ter que lidar com as pessoas“, desabafa. Para ela, a pressão de gerenciar diversas tarefas, mas também as emoções e egos da equipe, se tornou um desafio diário. “É estressante ouvir reclamações sem que tragam soluções. As pessoas vêm com problemas, mas raramente trazem propostas de como resolvê-los“, afirma.
“É como se eu fosse obrigada a resolver os problemas deles e da forma que eles querem. Eles não entendem que às vezes, a forma como a gente atua é para o bem da empresa e não para o bem individual, para o bem coletivo.”
Conta a gestora de marketing
Ela também menciona que essa dinâmica não apenas gera estresse, mas pode levar a sentimentos de desrespeito e desvalorização, o que traz a tona, a tristeza. “Às vezes isso faz com que eu me sinta desrespeitada no meu ambiente de trabalho, porque é como se as pessoas sugerissem que eu não sei fazer meu trabalho da forma correta, quando no fundo eu só tento fazer o melhor.“
Além disso, ela relata que, frequentemente, conflitos surgem por “motivos pequenos”, como uma briga por cadeira. “Já precisei parar tudo o que estou fazendo para resolver essas brigas, enquanto temos campanhas e conteúdos importantes para desenvolver“, completou.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a especialista em gestão de pessoas com expertise em comunicação e carreira, Joziane Mendes, explica que essas sensações e emoções no ambiente de trabalho, estimulam muitos conflitos e improdutividade entre as pessoas.
“Acontece que é necessário compreender que a liderança é mesmo este lugar de múltiplos desafios e renúncias. É este lugar que requer muita inteligência emocional para ser capaz de lidar com as próprias emoções e ainda manter o equilíbrio e serenidade frente aos problemas“, afirma.
A especialista salienta que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), e quando o assunto é depressão entre os trabalhadores, o país aparece em primeiro lugar na América Latina.
Segundo Joziane, algumas ações são necessárias para mudar este cenário e muitas destas ações cabem às empresas. Para ela, é importante “humanizar a carga de trabalho, evitar uso abusivo pressão e opressão como instrumentos de controle.“
A profissional enfatiza a importância de possibilitar condições e infraestrutura adequadas à realização das tarefas, remunerar de forma justa e atrativa os seus colaboradores, e possuir um clima organizacional que permita a harmonia e senso de equipe entre as pessoas.