Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em resposta ao bloqueio do X e de contas da Starlink, o empresário sul-africano Elon Musk ameaçou, nesta segunda-feira, 2/9, apreender ativos do governo brasileiro “A menos que ele devolva os bens ilegalmente apreendidos do X e da SpaceX”.
O anúncio foi feito por Musk em uma publicação da sua conta no X (antigo Twitter), respondendo a um vídeo da rede americana CNN, que mostra a apreensão feita pelo governo dos Estados Unidos do avião do ditador venezuelano Nicolás Maduro, na República Dominicana. “Espero que Lula goste de voar em avião comercial”, ironizou o bilionário, na respectiva postagem.
Leia também: Starlink entra com novo recurso no STF para derrubar decisão de Moraes
A empresa de Elon Musk especializada em internet via satélite, Starlink, entrou com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 2, para tentar reverter o bloqueio imposto às suas contas bancárias no Brasil pelo ministro Alexandre de Moraes.
Um agravo regimental foi apresentado, após o ministro Cristiano Zanin se negar a liberar as contas. A solicitação é para que o ministro reconsidere a própria decisão ou envie o caso para julgamento no plenário.
Antes do bloqueio da rede social no Brasil, na semana passada, Musk havia afirmado que a SpaceX e o X “são duas empresas completamente diferentes, com acionistas diferentes”.
“Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação absolutamente ilegal do ditador Alexandre de Moraes pune indevidamente outros acionistas e o povo do Brasil”, afirmou o empresário.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), justificou que, tanto a empresa de internet, quanto a rede social, fazem parte do mesmo grupo econômico, e que as contas foram bloqueadas para assegurar o pagamento de multas impostas à X.
O ministro Cristiano Zanin, do STF, considerou não haver ilegalidade flagrante que justificasse intervenção externa no processo. Para o ministro, após análise de um primeiro recurso, a decisão de Moraes foi devidamente fundamentada.