Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Presa na Operação Erga Omnes, Anabela Cardoso Freitas, ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), mantinha uma relação próxima com o gestor e exercia a função de líder de sua equipe.
Ela foi presa na sexta-feira, 20, e é suspeita de integrar um grupo que utilizava empresas de fachada para adquirir drogas da Colômbia e transportá-las para a capital amazonense, movimentando valores que chegam a R$ 70 milhões desde 2018. Durante esse período, sua proximidade com David Almeida a colocava no centro das decisões do gabinete.
Anabela ocupou o cargo de chefe de gabinete em 2023, mas possui vínculos com a prefeitura entre 2021 e 2025, recebendo pelo menos R$ 586.463,85 em remuneração líquida da gestão municipal.

O que faz um chefe de gabinete?
Na função de chefe de gabinete de David Almeida, ela era responsável por dirigir, controlar, supervisionar, coordenar, planejar e orientar a execução das atividades de assessoria, assistência e apoio ao exercício do mandato parlamentar. O chefe de gabinete é considerado um cargo de confiança.
Essa função, de acordo com manuais de gestão administrativa, pode ser exercida tanto por servidores efetivos quanto por comissionados, como é o caso de Anabela. Dados do Portal da Transparência mostram que ela é policial civil e advogada, graduada em Direito, com pós-graduação em Direito Público.
Sua competência abrangia atividades legislativas, administrativas, operacionais, estratégicas e de divulgação. Além disso, o chefe de gabinete precisa ter conhecimento amplo sobre questões relacionadas ao dia a dia do gabinete.
Outro aspecto fundamental é o conhecimento sobre orçamento, já que o cargo exige administrar recursos públicos para manutenção das atividades do gabinete, desde rotinas administrativas até a contratação de funcionários e aquisição de materiais de trabalho.
A função de chefe de gabinete existe em diferentes esferas do poder público, incluindo o presidente da República, ministros de Estado, senadores, governadores, prefeitos e secretários estaduais e municipais.
Proximidade com a família Almeida
De acordo com registros em redes sociais, a primeira-dama, Izabelle Fontenelle, e Anabela Cardoso Freitas mantinham contato próximo. Em uma das publicações, Izabelle aparece ao lado de Anabela durante uma comemoração.

Na legenda da foto, a ex-chefe de gabinete escreveu: “minha princesa”. O registro foi publicado inicialmente pela advogada Rafaela Torres. No Instagram de Anabela, também é possível notar que ela é seguida pelo próprio prefeito David Almeida.

Operação Erga Omnes
A operação policial desarticulou uma organização criminosa com atuação interestadual, investigada por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo agentes públicos.
A Operação Erga Omnes é coordenada pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e contou com apoio de forças de segurança dos estados do Amazonas, Ceará, Piauí, Pará, Maranhão e Minas Gerais.
Ao todo, a Justiça expediu 24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão. Até o momento, 13 prisões foram efetuadas, além do bloqueio de contas bancárias, sequestro de bens e apreensão de veículos.
Entre os alvos da operação estão ex-assessores parlamentares de vereadores de Manaus, pessoas vinculadas à Prefeitura de Manaus, integrantes do Poder Judiciário e agentes das forças de segurança. Durante a ação, foram confirmadas as prisões de uma policial civil e de um policial militar.






