Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A 94ª edição do Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (ENCOGE), realizada na terça-feira, 20/11, no Teatro Amazonas, reuniu não apenas membros do Judiciário, mas também importantes lideranças políticas do estado, evidenciando a interação entre os poderes.
O governador Wilson Lima (União) destacou a relevância da cooperação institucional, afirmando que “o evento reforça a importância da parceria entre Executivo e Judiciário”. Essa aproximação ganha ainda mais relevância em um cenário nacional marcado pela judicialização de temas legislativos.
Leia também: Eduardo Ribeiro: O legado de grandes obras do primeiro governador negro do Amazonas
Homenagens e alianças em construção
Durante o evento, Wilson Lima e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, foram homenageados com a medalha de honra ao mérito Des. Décio Antônio Erpen, em reconhecimento aos serviços prestados ao estado.
Outro político presente foi o senador Omar Aziz (PSD), que esteve ao lado do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) em diversos momentos. O reencontro entre os dois, que estavam afastados desde a eleição municipal de 2024, sugere uma reaproximação com vistas às eleições de 2026.
Com o Projeto de Lei das Bancadas avançando na Câmara dos Deputados, o Amazonas pode ganhar mais duas vagas no Congresso, e Marcelo Ramos desponta como um possível candidato com o apoio de Omar Aziz e do presidente Lula (PT).
Cenário político e a busca por articulação
As fotos oficiais do evento reforçam a relevância do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no contexto político local. Ele foi visto ao lado de todas as principais lideranças presentes, consolidando sua influência nos bastidores.
Nas redes sociais, os registros também revelaram nuances políticas. Omar Aziz compartilhou imagens ao lado de Wilson Lima, Roberto Cidade e Caio André (União), presidente da Câmara Municipal de Manaus.
No entanto, nem o governador e nem Caio André publicaram fotos com o senador, o que pode indicar uma estratégia para evitar associações diretas com sua figura, que enfrenta rejeição em Manaus, mas mantém forte apoio no interior e boa articulação com o governo federal.
Por outro lado, Roberto Cidade adotou uma postura mais conciliadora, publicando fotos com Omar, Wilson Lima e Caio André, evidenciando seu posicionamento de interação entre diferentes lideranças.






