Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As embarcações que realizam viagens entre os municípios do Amazonas anunciaram nesta quinta-feira, 19/9, a suspensão temporária de suas atividades. A medida foi tomada devido às condições perigosas para a navegação, causadas pela seca que atinge a região nesta época do ano.
O rio Madeira, uma das principais hidrovias para o transporte fluvial para mercadorias e passageiros, está cerca de três metros abaixo do nível considerado normal para o período.
Leia também: Embarcação naufraga e causa desesperos em passageiros no município de Juruá
Esse cenário aumenta o risco de acidentes, como encalhes e colisões com bancos de areia ou rochas, que se tornam mais frequentes com a estiagem. Além disso, um agravante é a fumaça que compromete a visibilidade durante as viagens.
Nas últimas semanas, têm sido recorrentes os relatos de acidentes envolvendo embarcações em toda a região do Amazonas devido às condições dos rios.
A suspensão temporária dos serviços visa preservar a segurança dos tripulantes e passageiros, bem como das mercadorias transportadas, até que as condições de navegação melhorem.
Apesar de ser temporário, não há previsão de retomada das atividades, uma vez que a estiagem pode se agravar nas próximas semanas.
A reportagem entrou em contato com a Marinha do Brasil para obter mais detalhes sobre a suspensão das viagens, mas até o fechamento da matéria não recebeu resposta.